O contador Paulo Cesar Falcioni é o delegado representante do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) na região de Palotina. Os delegados representantes do CRCPR são profissionais da contabilidade nomeados para desempenhar algumas funções da instituição em suas bases regionais, além de prestar atendimento a profissionais e organizações contábeis quanto a assuntos relacionados ao Conselho. A atividade é honorífica (não remunerada) e o procedimento de escolha é realizado pelo CRCPR entre os candidatos que possuam registro ativo e regular.

Em 2020, foi implantado o novo Regramento de Funcionamento das Delegacias do CRCPR, com novas formas de atuação dos delegados representantes e com a possibilidade de candidatura aberta, conforme condições e requisitos especificados na Resolução CRCPR n.º 820/2020 e na Resolução CFC n.º 1.557/2018.

Nesta entrevista, Paulo Cesar Falcioni conta um pouco da sua trajetória profissional e do trabalho do CRCPR na região.

CRCPR Online: Qual foi a sua motivação para se candidatar à função de delegado representante do CRCPR?

Paulo Cesar Falcioni (PCF): Surgiu do estímulo do meu amigo e ex-delegado de Palotina, Moacir Ovelha Beladelli. Ele liderou a delegacia por muitos anos e me encorajou a participar.

CRCPR Online: Quanto à comunidade contábil da região de Palotina, como tem atuado?

PCF: Tenho trabalhado ativamente para manter meus colegas contadores informados sobre as últimas novidades do CRC e da classe contábil, como cursos, eventos, lives da TV CRCPR e alterações tributárias. Sou um canal de acesso entre os contadores e o conselho, sempre pronto para atender às suas demandas. Além disso, estabeleço parcerias com instituições de ensino, e promovo nosso Conselho entre os alunos, futuros contadores, incentivando-os a se juntarem a nós.

CRCPR Online: Poderia nos contar um pouco da sua trajetória profissional e envolvimento com o CRCPR?

PCF: Iniciei minha jornada profissional em 1985, como office boy em um escritório contábil. Ao longo dos anos, avancei em minha carreira, assumindo diferentes cargos até me tornar contador responsável. Em 2019, com o falecimento de um dos sócios fundadores, adquiri as quotas do escritório junto com três colaboradores, formando uma nova sociedade que perdura até hoje. Sempre busquei aprimoramento profissional, participando de cursos e eventos promovidos pelo CRC, além de ter feito duas pós-graduações.

CRCPR Online: Depois que se tornou delegado representante, o que mudou na sua visão em relação à entidade?

PCF: Antes de me tornar delegado, questionava-me: "O que o CRC faz por nós?". Ao assumir essa posição, minha visão mudou para "O que posso fazer pelo CRC e pela minha classe profissional?". Então, reconheci o papel fundamental do Conselho na valorização do contador perante a sociedade e sinto-me orgulhoso em fazer parte desse objetivo.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.