O contador Juares Nelson Dalmolin é o delegado representante do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) na região de Medianeira, desde janeiro de 2021. Os delegados representantes do CRCPR são profissionais da contabilidade nomeados para desempenhar algumas funções da instituição em suas bases regionais, além de prestar atendimento a profissionais e organizações contábeis quanto a assuntos relacionados ao Conselho. A atividade é honorífica (não remunerada) e o procedimento de escolha é realizado pelo CRCPR entre os candidatos que possuam registro ativo e regular.

Em 2020, foi implantado o novo Regramento de Funcionamento das Delegacias do CRCPR, com novas formas de atuação dos delegados representantes e com a possibilidade de candidatura aberta, conforme condições e requisitos especificados na Resolução CRCPR n.º 820/2020 e na Resolução CFC n.º 1.557/2018.

Nesta entrevista, Juares Nelson Dalmolin conta um pouco da sua trajetória profissional e do trabalho do CRCPR na região.

CRCPR Online: Qual foi a sua motivação para se candidatar à função de delegado representante do CRCPR?

Juares Nelson Dalmolin (JND): Minha principal motivação foi ter um elo de ligação entre a Associação dos Contabilistas do Oeste do Paraná (ACOP) e o CRCPR, além de poder levar informações para os colegas contabilistas e defender a classe contábil.

CRCPR Online: Quanto à comunidade contábil da região de Medianeira, como tem atuado?

JND: Semanalmente, envio aos profissionais contábeis material referente aos eventos oferecidos pelo CRCPR. Também participo das reuniões da ACOP representando o CRCPR, coletando demandas e esclarecendo dúvidas dos contabilistas da região.

CRCPR Online: Poderia nos contar um pouco da sua trajetória profissional e envolvimento com o CRCPR?

JND: Desde a década de 70, venho exercendo a profissão contábil. Obtive meu diploma de técnico em contabilidade em 1976 e conclui o bacharelado em Ciências Contábeis, em 1984. Durante uma década, atuei de forma autônoma e, posteriormente, estabeleci uma parceria com um colega contador, fundando assim o escritório em que atuo até hoje.

CRCPR Online: Depois que se tornou delegado representante, o que mudou na sua visão em relação à entidade?

JND: Sempre enxerguei o CRCPR como uma entidade que zela pelos interesses da classe contábil. No entanto, ao assumir o papel de delegado, pude perceber a verdadeira importância do Conselho para os contadores. Nele, encontramos diversas oportunidades que todos os profissionais podem aproveitar, especialmente no que diz respeito aos eventos de alta qualidade proporcionados pelo CRCPR. Essas iniciativas, não apenas fortalecem a categoria, como também contribuem significativamente para o desenvolvimento profissional de cada contador.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.