O contador Humberto José Henrique é delegado representante do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), desde o ano de 2021. Os delegados representantes do CRCPR são profissionais da contabilidade nomeados para representar a instituição em suas bases regionais, além de prestar atendimento a profissionais e organizações contábeis quanto a assuntos relacionados ao Conselho. A atividade é honorífica (não remunerada) e o procedimento de escolha é realizado pelo CRCPR entre os candidatos que possuam registro ativo e regular.

Em 2020, foi implantado o novo Regramento de Funcionamento das Delegacias do CRCPR, com novas formas de atuação dos delegados representantes e com a possibilidade de candidatura aberta, conforme condições e requisitos especificados na Resolução CRCPR n.º 820/2020 e na Resolução CFC n.º 1.557/2018.

Nesta entrevista, Humberto José Henrique conta um pouco da sua trajetória profissional e do trabalho do CRCPR na região.

CRCPR Online: Qual foi a sua motivação para se candidatar à função de delegado representante do CRCPR?

Humberto José Henrique: Fui consultado pelo presidente do Sindicato dos Contabilistas de Maringá (Sincontábil) se tinha disponibilidade para ser delegado do CRCPR, pois a nossa entidade precisava indicar um profissional. Aceitei de imediato, pois, além de poder servir a nossa classe, também queria me aprofundar no conhecimento do funcionamento interno do nosso conselho, e também, poder contribuir para o desenvolvimento e defesa da nossa classe.

CRCPR Online: Quanto à comunidade contábil da região de Maringá, como tem atuado?

HJH: Tenho procurado atuar em conjunto com as entidades sindicais representativas dos profissionais e das empresas contábeis, junto aos entes públicos municipais, estaduais e federais visando a melhoria da aplicação das exigências fiscais. Também procuro estar em sintonia com os colaboradores da nossa regional em Maringá para a solução conjunta de assuntos ligados às necessidades dos profissionais que nos procuram, e por fim, represento o CRCPR nos eventos em que somos convidados, como formaturas, reuniões, entre outros.

CRCPR Online: Poderia nos contar um pouco da sua trajetória profissional e da sua trajetória com o CRCPR?

HJH: Com 17 anos, eu terminei o ensino Técnico em Contabilidade, em Maringá, e ingressei em uma revenda Ford, como auxiliar contábil. Em 1987, com 23 anos,  com a saída do  contador da empresa, fui escolhido para ser o novo responsável técnico, pois possuía a carteira de identificação profissional na modalidade de técnico contábil. Em 1992, me formei como bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e constitui junto com meu irmão o Escritório Contábil Henrilegis, que completou 30 anos, no ano passado. Fiz duas pós-graduações. Estou no meu terceiro ano como delegado representante. Tivemos algumas dificuldades por conta do período da pandemia. De certa forma, isso prejudicou nossos trabalhos, seja do ponto de vista dos encontros dos delegados, e também com relação ao atendimento presencial dos profissionais. Acredito que tem sido muito válido, fazemos reuniões mensais online e tivemos um ótimo encontro esse ano em Foz. No ano passado, tive que me licenciar por 4 meses para disputar as Eleições como deputado federal, não eleito, e fiquei esse período sem exercer a função. Mas, tão logo reassumi, procurei fazer o melhor para continuar defendendo e representando a nossa classe. Ressalto que em Maringá, contamos com o escritório regional do CRCPR, com uma estrutura física e profissional, que acaba facilitando o meu trabalho como delegado e me possibilita focar mais na função de representar o Conselho.

CRCPR Online: Depois que se tornou delegado representante, o que mudou na sua visão em relação à entidade?

HJH: Pude conhecer melhor o funcionamento interno e me aprofundar naquilo que de fato é a função do Conselho. Fico feliz de ver que nosso Conselho ousou e extrapolou, dentro dos limites legais e no bom sentido, a sua forma de atuar junto aos profissionais. Sendo não só um órgão de registro e fiscalização, o que é muito necessário e continua sendo sua maior função, como também se aproximando mais da classe por meio dos Programas de Educação Continuada, que tanto têm contribuído de forma gratuita na atualização do conhecimento dos profissionais. E as Comissões Temáticas, que conseguem abarcar diversos segmentos da classe contábil e contribuem para a inovação, como, por exemplo, a mais recente criada, a Comissão da Diversidade e Inclusão Profissional, que vem contribuindo para uma maior aproximação do Conselho com os nossos profissionais. Sinto que da minha parte ainda há muito a se fazer, pois vejo uma oportunidade de divulgar mais as ações do CRCPR aos profissionais de nossa região, e espero conseguir atingir esse objetivo.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.