O contador Luciano Meira é o delegado representante do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) na região de Lapa, desde 2018. Os delegados representantes do CRCPR são profissionais da contabilidade nomeados para desempenhar algumas funções da instituição em suas bases regionais, além de prestar atendimento a profissionais e organizações contábeis quanto a assuntos relacionados ao Conselho. A atividade é honorífica (não remunerada) e o procedimento de escolha é realizado pelo CRCPR entre os candidatos que possuam registro ativo e regular.

Em 2020, foi implantado o novo Regramento de Funcionamento das Delegacias do CRCPR, com novas formas de atuação dos delegados representantes e com a possibilidade de candidatura aberta, conforme condições e requisitos especificados na Resolução CRCPR n.º 820/2020 e na Resolução CFC n.º 1.557/2018.

Nesta entrevista, Luciano Meira conta um pouco da sua trajetória profissional e do trabalho do CRCPR na região.

CRCPR Online: Qual foi a sua motivação para se candidatar à função de delegado representante do CRCPR?

Luciano Meira (LM): Na verdade, já mantenho uma relação de muitos anos com o CRCPR. Meu pai, Salvador Meira, foi delegado representante por 25 anos. Durante esse período, dentro do nosso escritório, sempre estive em contato com as rotinas e assuntos relacionados ao CRCPR na nossa região. A partir do ano de 2018, assumi como delegado representante, dando continuidade ao valoroso trabalho de representação do Conselho.

CRCPR Online: Quanto à comunidade contábil da região de Lapa, como tem atuado?

LM: Dentro de nossa estrutura, contando com o excelente suporte que recebemos da equipe do CRCPR, buscamos desempenhar um trabalho de apoio e orientação aos colegas de classe em relação a processos de registro, parcelamentos e regularização de débitos, bem como na entrega de carteiras de identificação profissional, entre outros. Além disso, faço parte do Conselho Municipal de Contribuintes, atuando como representante do CRCPR. Também promovemos palestras, cursos e eventos corporativos, buscando sempre agregar valor, conhecimento e visibilidade à nossa classe.

CRCPR Online: Poderia nos contar um pouco da sua trajetória profissional e envolvimento com o CRCPR?

LM: Há 33 anos, fundamos nossa organização contábil, que hoje possui 3 escritórios, mais de 200 clientes e atua nas áreas de contabilidade consultiva, assessoria contábil, fiscal e jurídico-tributária. Em 1997, graduei-me em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Além disto, considerando também o mandato anterior de meu pai, construímos uma história de aproximadamente três décadas de parceria e representação do CRCPR em nossa região.

CRCPR Online: Depois que se tornou delegado representante, o que mudou na sua visão em relação à entidade?

LM: Cada vez mais, tenho a convicção de que o CRCPR, para meu orgulho, destaca-se como um exemplo de governança, profissionalismo, formação e educação continuada. Não é por acaso que o CRCPR serve de modelo para todos os Conselhos do Brasil.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.