O contador Caio Murilo Batista é o delegado representante do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) na região de Jacarezinho. Os delegados representantes do CRCPR são profissionais da contabilidade nomeados para desempenhar algumas funções da instituição em suas bases regionais, além de prestar atendimento a profissionais e organizações contábeis quanto a assuntos relacionados ao Conselho. A atividade é honorífica (não remunerada) e o procedimento de escolha é realizado pelo CRCPR entre os candidatos que possuam registro ativo e regular.

Em 2020, foi implantado o novo Regramento de Funcionamento das Delegacias do CRCPR, com novas formas de atuação dos delegados representantes e com a possibilidade de candidatura aberta, conforme condições e requisitos especificados na Resolução CRCPR n.º 820/2020 e na Resolução CFC n.º 1.557/2018.

Nesta entrevista, Caio Murilo Batista conta um pouco da sua trajetória profissional e do trabalho do CRCPR na região.

CRCPR Online: Qual foi a sua motivação para se candidatar à função de delegado representante do CRCPR?

Caio Murilo Batista (CMB): Minha motivação surgiu do exemplo do meu pai. Ele foi delegado do CRC por mais de 20 anos e, mesmo antes disso, liderava diversas questões regionais junto ao conselho. Quando meu pai não pôde mais ser delegado, decidi seguir seus passos e me esforcei para ocupar essa posição. Queria honrar o legado de excelência que ele estabeleceu ao longo dos anos.

CRCPR Online: Quanto à comunidade contábil da região de Jacarezinho, como tem atuado?

CMB: Realizamos um esforço contínuo para prestar assistência sempre que um colega contador precisa de ajuda junto a questões do conselho. Estamos comprometidos em oferecer o melhor serviço possível.

CRCPR Online: Poderia nos contar um pouco da sua trajetória profissional e envolvimento com o CRCPR?

CMB: Minha jornada começou no escritório da minha família. Comecei realizando tarefas como coletar notas fiscais e fazer cobranças. Com o tempo, fui progredindo, assumindo responsabilidades crescentes, desde a organização de arquivos até auxiliar nas áreas fiscal e contábil. Atualmente, trabalho com meu pai na administração do escritório, sendo responsável pelo setor fiscal e contábil das empresas optantes pelo Simples Nacional e pelo setor contábil das empresas optantes pelo Lucro Presumido. Desde jovem, tive contato com o CRC, acompanhando meu pai em suas reuniões e participando como ouvinte.

CRCPR Online: Depois que se tornou delegado representante, o que mudou na sua visão em relação à entidade?

CMB: Sempre estive envolvido nas atividades da delegacia, então não foi uma transição radical. Continuo participando das reuniões, agora como delegado, e a essência do meu compromisso de manter a excelência no serviço prestado permanece inalterada.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.