O contador Fernando Mariano de Souza é o delegado representante do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) na região de Irati, desde janeiro de 2021. Os delegados representantes do CRCPR são profissionais da contabilidade nomeados para desempenhar algumas funções da instituição em suas bases regionais, além de prestar atendimento a profissionais e organizações contábeis quanto a assuntos relacionados ao Conselho. A atividade é honorífica (não remunerada) e o procedimento de escolha é realizado pelo CRCPR entre os candidatos que possuam registro ativo e regular.

Em 2020, foi implantado o novo Regramento de Funcionamento das Delegacias do CRCPR, com novas formas de atuação dos delegados representantes e com a possibilidade de candidatura aberta, conforme condições e requisitos especificados na Resolução CRCPR n.º 820/2020 e na Resolução CFC n.º 1.557/2018.

Nesta entrevista, Fernando Mariano de Souza conta um pouco da sua trajetória profissional e do trabalho do CRCPR na região.

CRCPR Online: Qual foi a sua motivação para se candidatar à função de delegado representante do CRCPR?

Fernando Mariano de Souza (FS): Foram duas razões fundamentais. Fui inspirado pelo meu sócio e amigo, Anselmo Krupeizaki, que na época ocupava a posição de delegado. Em segundo lugar, para estar mais próximo do CRCPR e aprofundar meu entendimento sobre os trabalhos desenvolvidos por sua equipe. Tenho o desejo de contribuir ativamente, compartilhando experiências e conhecimentos adquiridos, fortalecendo assim os laços entre os profissionais da região.

CRCPR Online: Quanto à comunidade contábil da região de Irati, como tem atuado?

FS: Tenho atuado para que conheçam os trabalhos realizados pelo CRCPR nas áreas de educação continuada, de fiscalização e de desenvolvimento profissional, compartilhando o conhecimento e as novidades que o CRCPR tem disponibilizado ao longo do tempo.

CRCPR Online: Poderia nos contar um pouco da sua trajetória profissional e envolvimento com o CRCPR?

FS: Sou da cidade de Joinville/SC, e desde então, trabalho na área contábil. Há 18 anos, mudei-me para Irati, onde atualmente sou sócio de escritório contábil. Iniciei como escriturador contábil e, ao longo do tempo, ascendi a sócio da empresa. Desde minha mudança para o estado do Paraná, mantenho minha filiação ao CRCPR. Sempre participei dos cursos presenciais oferecidos, antes da pandemia, e agora continuo acompanhando-os na modalidade online. Meu objetivo é sempre buscar conhecimento e entender mais sobre os trabalhos desenvolvidos pelo Conselho.

CRCPR Online: Depois que se tornou delegado representante, o que mudou na sua visão em relação à entidade?

FS: Hoje, na posição de delegado, tenho a oportunidade de conhecer de perto os trabalhos desenvolvidos pelo Conselho, os cursos oferecidos e sua atuação junto a órgãos, como a Receita Federal do Brasil (RFB). Estamos sempre empenhados em trazer benefícios para a nossa classe e tenho compartilhado essas informações com nossos colegas por meio das redes sociais e da Associação dos Contabilistas de Irati. Minha visão agora é muito mais ampla, pois conheço mais detalhes de tudo o que o CRCPR disponibiliza para nossa classe, sempre com muito trabalho. Agradeço a oportunidade de contribuir e colaborar.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.