O contador Elias João Dandolini é o delegado representante do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) na região de Foz do Iguaçu. Na próxima terça-feira (10), o Programa CRCPR em Sua Região estará na cidade encerrando sua programação anual. O evento poderá contar com a presença do delegado, do presidente do Conselho, Laudelino Jochem, do vice-presidente de Desenvolvimento Regional, Nelinho Kukla e do conselheiro integrante dessa câmara, Danilo Grani. Na ocasião, serão apresentados projetos da atual gestão, as atividades institucionais, os produtos do CRCPR e a realidade atual da profissão no Brasil.

Os delegados e delegadas representantes do CRCPR são profissionais da contabilidade nomeados para representar a instituição em suas bases regionais, além de prestar atendimento a profissionais e organizações contábeis quanto a assuntos relacionados ao Conselho. A atividade é honorífica (não remunerada) e o procedimento de escolha é realizado pelo CRCPR entre os candidatos que possuam registro ativo e regular.

Nesta entrevista, Elias João Dandolini conta um pouco da sua trajetória profissional e do trabalho do CRCPR na região.

CRCPR Online: Qual foi a sua motivação para se candidatar à função de delegado representante do CRCPR?

Elias João Dandolini (EJD): Minha principal motivação surgiu de um convite da conselheira Rosemere Hayashi. Decidi aceitar o convite e me candidatar à função de delegado pois acredito que há uma necessidade de contribuir para os profissionais da cidade de Foz do Iguaçu, especialmente porque acumulei mais de 30 anos de experiência como professor universitário. Durante meu tempo na universidade, tive a oportunidade de formar mais de 1000 profissionais na área contábil.

CRCPR Online: Quanto à comunidade contábil da região de Foz do Iguaçu, como tem atuado?

EJD: Participo ativamente de comissões junto ao poder público municipal, faço parte do conselho fiscal de algumas entidades e presto atendimento a todos os profissionais da região que me procuram em busca de orientações e sugestões. Além disso, ajudo no protocolo de documentos que precisam ser enviados para a sede do CRCPR, em Curitiba. Dessa forma, estamos empenhados em oferecer o melhor suporte possível aos profissionais de contabilidade, garantindo que eles tenham um representante eficaz junto ao seu conselho de classe.

CRCPR Online: Poderia nos contar um pouco da sua trajetória profissional e envolvimento com o CRCPR?

EJD: Minha trajetória profissional teve início quando, aos 25 anos, participei do vestibular da primeira turma da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Foz do Iguaçu, uma entidade criada pelo município de caráter particular. Fui aprovado no vestibular e concluí o curso de Ciências Contábeis em 1983. Destaquei-me como aluno, e os professores me convidaram para me tornar professor da faculdade. Aceitei a oportunidade, trabalhando como monitor em algumas turmas e, posteriormente, assumindo uma cadeira na faculdade, onde lecionei para alunos do quinto e sextos períodos. Dessa forma, dediquei 31 anos à universidade, que inicialmente era particular e depois se tornou a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Foz do Iguaçu. Em 1991, deixei a administração da faculdade e comecei a trabalhar em um escritório de contabilidade, durante o dia. Em 2012, decidi abrir meu próprio escritório. À noite, continuei ministrando aulas no curso de Ciências Contábeis, o que fiz até 2015. Comecei com um pequeno escritório, apenas eu, meu filho e mais uma funcionária. O escritório cresceu gradualmente e, hoje, contamos com 8 funcionários. À medida que os clientes foram chegando, expandimos nossos serviços, principalmente para pequenas empresas, e construímos uma sólida reputação na cidade de Foz do Iguaçu.

CRCPR Online: Depois que se tornou delegado representante, o que mudou na sua visão em relação à entidade?

EJD: Após me tornar delegado representante, percebi a importância e a ampla atuação do CRCPR na promoção de cursos, ensinamentos, palestras e vídeos para os profissionais contábeis. Muitos não estão cientes dessa faceta educacional do CRCPR, a entidade tem evoluído nos últimos anos, oferecendo valiosas oportunidades de aprendizado e aprimoramento profissional. Isso ampliou minha visão sobre o CRCPR.

Na terça-feira (10), rota anual do CRCPR em Sua Região encerrou-se com evento em Foz do Iguaçu.

Na última terça-feira (10), a rota anual do CRCPR em Sua Região encerrou-se com evento em Foz do Iguaçu. O programa proporciona aos profissionais contábeis uma oportunidade única para conhecer um pouco mais sobre as atividades, os programas, produtos e serviços do CRCPR, e manifestar demandas e preocupações locais que impactam o dia a dia, fortalecendo o vínculo com os representantes do CRCPR e com os colegas de profissão.

O encontro recebeu expressiva participação dos profissionais de contabilidade da região e contou com a presença do presidente do CRCPR, Laudelino Jochem, do vice-presidente de Desenvolvimento Regional, Nelinho Kukla, do conselheiro membro da Câmara de Desenvolvimento Regional, Danilo Alves Grani, da conselheira Rosemere Hayashi, do diretor superintendente Gerson Borges de Macedo, e do delegado representante de Foz, Elias João Dandolini.

Saiba mais, aqui!

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.