O contador Lucio Marcon é o delegado representante do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) na região de Dois Vizinhos. No dia 12 de setembro, o Programa CRCPR em Sua Região estará na cidade. O evento contará com a presença do delegado, do presidente do Conselho, Laudelino Jochem, e do VP de Administração e Finanças, Everson Breda Carlin. Na ocasião, serão apresentados projetos da atual gestão, as atividades institucionais, os produtos do CRCPR e a realidade atual da profissão no Brasil.

Os delegados representantes do CRCPR são profissionais da contabilidade nomeados para representar a instituição em suas bases regionais, além de prestar atendimento a profissionais e organizações contábeis quanto a assuntos relacionados ao Conselho. A atividade é honorífica (não remunerada) e o procedimento de escolha é realizado pelo CRCPR entre os candidatos que possuam registro ativo e regular.

Nesta entrevista, Lucio Marcon conta um pouco da sua trajetória profissional e do trabalho do CRCPR na região.

CRCPR Online: Qual foi a sua motivação para se candidatar à função de delegado representante do CRCPR?

Lucio Marcon (LM): A cordialidade e a referência dada pelos colegas de profissão, aliada à paixão que tenho pela profissão, certamente é o que me impulsiona a defender e lutar por esta classe. Sempre prestei serviços a outros escritórios e mantive um relacionamento de respeito e colaboração com os profissionais da cidade e região, alguns amigos, colegas de faculdade, alunos de graduação ou pós-graduação e professores. Também por esta parceria e proximidade, fui convidado pelo ex-delegado e hoje conselheiro, Lauri Helfenstein, a assumir essa função. Com muito orgulho e prontidão aceitei o convite, sendo aprovado pelos pares. Frequentemente, sou consultado a aconselhar ou opinar sobre alguma dúvida ou entendimento. Também recebo críticas ou sugestões sobre a profissão, a delegacia ou o conselho, o que torna o cargo desafiador.

CRCPR Online: Quanto à comunidade contábil da região de Dois Vizinhos, como tem atuado?

LM: O escritório é integrado à Associação Comercial e Empresarial de Dois Vizinhos (ACEDV). Formamos o Núcleo dos Contadores de Dois Vizinhos (CONTDV) com a intenção de trabalhar coletivamente assuntos voltados aos profissionais e empresários contábeis. É uma forma de colaborar com a comunidade empresarial, pela união de forças em prol do desenvolvimento regional, o que inclui tomar parte de comissões de estudos e promover ações para incentivar a inovação e o empreendedorismo, como o incentivo à formação de Microempreendedores Individuais (MEIs). Além disso, mantemos o lado social atuante na campanha de arrecadação de Imposto de Renda para o Fundo para a Infância e Adolescência (FIA), cujo esforço tem sido recompensador, possibilitando a ajuda a entidades que cuidam de crianças, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), a Associação de Pais e Amigos dos Portadores de Deficiências Visuais e Associadas (APADV), a Casa da Paz, a Guarda Mirim, a AABB Comunidade e a Associação para o Desenvolvimento Tecnológico do Sudoeste (Sudotec). Faço parte do Sindicato dos Contabilistas de Francisco Beltrão (Sincobel), entidade que também cultiva propósitos, como fomentar e incentivar melhorias na classe contábil regional. Frequentemente, sou convidado a participar de eventos como palestrante representante do CRCPR.

CRCPR Online: Poderia nos contar um pouco da sua trajetória profissional e envolvimento com o CRCPR?

LM: Obtive a minha formação como técnico contábil pelo Colégio Leonardo da Vinci, em Dois Vizinhos. Logo, ingressei no curso de Ciências Contábeis do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET) de Pato Branco. Empresário contábil, desde 2007, fui sócio de diferentes escritórios, atendendo clientes em diversos estados. O CRCPR surgiu como incentivo para ampliar meu conhecimento, pois foi o curso "Contabilizando o Sucesso", em parceria com o Sebrae-PR, que despertou em mim o gosto pela consultoria e instrutoria. Em 2005, tornei-me mestre em Contabilidade pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Fruto dessa motivação advinda do CRCPR, passei a atuar como professor de cursos de graduação e pós-graduação. Já levei os acadêmicos à sede do CRCPR, em Curitiba, e a convenções estaduais e nacionais dos contabilistas. Atualmente, participo de eventos, como as Escolas Técnicas (ETECs), transmitidos pela TV CRCPR, além de outros cursos gratuitos oferecidos pelo CRCPR.

CRCPR Online: Depois que se tornou delegado representante, o que mudou na sua visão em relação à entidade?

LM: É verdadeiramente enriquecedor possuir um conhecimento abrangente e aprofundado sobre a estrutura de um Conselho Regional e ter a oportunidade de participar ativamente das plenárias e das reuniões de delegados. Até então, a limitação geográfica e a falta de compreensão sobre o funcionamento interno do Conselho representavam obstáculos para o meu entendimento acerca do papel essencial desempenhado por essa entidade. Hoje, graças a essa experiência, estou em uma posição em que sou capaz de partilhar com precisão a mensagem e a visão de desenvolvimento, que o presidente Laudelino e seus vice-presidentes conseguem transmitir de forma excepcional e inspiradora. Tenho um imenso sentimento de satisfação em relação à maneira e ao modelo pelos quais o Conselho opera. Tenho a convicção de que estamos estruturados e liderados pela administração mais competente do Brasil.

Em setembro, CRCPR em Sua Região estará em Dois Vizinhos

No dia 12 de setembro, às 8h30, o CRCPR em sua Região estará em Dois Vizinhos.

O encontro acontecerá na Associação Comercial e Empresarial de Dois Vizinhos (ACEDV) e contará com a presença do delegado representante da região, além de membros da diretoria, conselheiros e funcionários do CRCPR.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.