O contador Marcio Ziarecki é o delegado representante do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) na região de Castro desde janeiro de 2021. Os delegados representantes do CRCPR são profissionais da contabilidade nomeados para desempenhar algumas funções da instituição em suas bases regionais, além de prestar atendimento a profissionais e organizações contábeis quanto a assuntos relacionados ao Conselho. A atividade é honorífica (não remunerada) e o procedimento de escolha é realizado pelo CRCPR entre os candidatos que possuam registro ativo e regular.

Em 2020, foi implantado o novo Regramento de Funcionamento das Delegacias do CRCPR, com novas formas de atuação dos delegados representantes e com a possibilidade de candidatura aberta, conforme condições e requisitos especificados na Resolução CRCPR n.º 820/2020 e na Resolução CFC n.º 1.557/2018.

Nesta entrevista, Marcio Ziarecki conta um pouco da sua trajetória profissional e do trabalho do CRCPR na região.

CRCPR Online: Qual foi a sua motivação para se candidatar à função de delegado representante do CRCPR?

Marcio Ziarecki (MZ): A busca por conhecimento e crescimento profissional. Além disso, também me movi pelo desejo de manter a alta qualidade dos serviços prestados pela delegacia de Castro, no Estado do Paraná.

CRCPR Online: Quanto à comunidade contábil da região de Castro, como tem atuado?

MZ: Tenho a oportunidade de atender a diversos contabilistas e organizações contábeis na região de Castro, Carambeí e Piraí do Sul. Participei ativamente na divulgação e organização de eventos realizados pelo CRCPR e representei a classe contábil no Comitê Gestor Municipal de Castro para micro e pequenas empresas.

CRCPR Online: Poderia nos contar um pouco da sua trajetória profissional e envolvimento com o CRCPR?

MZ: Posso orgulhosamente afirmar que acumulo 34 anos de experiência trabalhando em escritórios contábeis. Iniciei minha carreira aos 16 anos, em Castro. Em 1991, concluí meu curso como Técnico Contábil no extinto Colégio Cenecista Carlos Decker, e, em 1999, me formei em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Desde agosto de 2016, sou parte do quadro societário de empresa contábil.

CRCPR Online: Depois que se tornou delegado representante, o que mudou na sua visão em relação à entidade?

MZ: Inicialmente, eu via o conselho como uma entidade fiscalizatória, mas, com o passar do tempo, percebi que sua atuação vai muito além disso. Agora, enxergo o conselho como uma organização focada principalmente na qualificação e no apoio aos profissionais contábeis.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.