O contador Luis Carlos Sala é delegado representante do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) em Astorga, desde 2017. Nesta semana, Astorga recebeu o programa CRCPR em sua Região. O evento contou com a presença do delegado, do presidente do Conselho, Laudelino Jochem, e do VP de Administração e Finanças, Everson Breda Carlin. Na ocasião, foram apresentados projetos da atual gestão, as atividades institucionais, os produtos do CRCPR e a realidade atual da profissão no Brasil.

Os delegados representantes do CRCPR são profissionais da contabilidade nomeados para representar a instituição em suas bases regionais, além de prestar atendimento a profissionais e organizações contábeis quanto a assuntos relacionados ao Conselho. A atividade é honorífica (não remunerada) e o procedimento de escolha é realizado pelo CRCPR entre os candidatos que possuam registro ativo e regular.

Nesta entrevista, Luis Carlos Sala conta um pouco da sua trajetória profissional e do trabalho do CRCPR na região.

CRCPR Online: Qual foi a sua motivação para se candidatar à função de delegado representante do CRCPR?

Luis Carlos Sala: Aumentar a visibilidade do CRCPR e promover a transparência e ética profissional para os contadores da minha região, proporcionado um entendimento claro do papel e das responsabilidades do órgão.

CRCPR Online: Quanto à comunidade contábil da região de Astorga, como tem atuado?

LCS: Ofereço atendimento abrangente por meio de telefone, WhatsApp e presencialmente. Forneço informações, aconselhamento e orientação ética e intelectual aos profissionais contábeis, além disso, participo regularmente de reuniões no conselho da Secretaria da Fazenda do município de Astorga, discutindo mudanças e rotinas de cadastros tributários. Também compareço a reuniões mensais na Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Astorga - ACEAA.

CRCPR Online: Poderia nos contar um pouco da sua trajetória profissional e com o CRCPR?

LCS: Trabalho em uma empresa contábil em Astorga, fundada em abril de 1985, com uma equipe de profissionais experientes nas áreas Societária, Trabalhista, Tributária, Contábil, Fiscal e Imposto de Renda de Pessoas Físicas. Desenvolvi minha carreira na área contábil, com experiência em operações fiscais e financeiras, controle de receitas e despesas, conciliações, demonstrações contábeis e relatórios, sempre com foco na sustentabilidade organizacional. Sou responsável pelo gerenciamento dos processos contábeis, incluindo fechamento mensal, elaboração de balanços, balancetes, razão e DRE, além de lançamento de despesas em centros de custo, parcelamento de contas e gestão de arquivos e documentos fiscais e contábeis, contribuindo para o bom funcionamento da área. Tenho experiência em classificação e lançamento de faturamento, conciliação de contas, como bancos, contas a receber, fornecedores e aplicações, realizando ajustes necessários. Busco constantemente atualização para fornecer orientação empresarial personalizada, oferecendo soluções contábeis ágeis e informações de qualidade para a gestão e tomada de decisões, visando aprimorar a estrutura organizacional das empresas e mantê-las competitivas no mercado atual.

CRCPR Online: Depois que se tornou delegado representante, o que mudou na sua visão em relação à entidade?

LCS: Além de adquirir um conhecimento aprofundado sobre a estrutura organizacional e os projetos do CRCPR, ser delegado representante proporcionou-me uma grande satisfação pessoal ao representar os profissionais contábeis em minha região.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.