A contadora Denise Imoto é a delegada representante do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) na região de Telêmaco Borba, desde janeiro de 2021. Os delegados representantes do CRCPR são profissionais da contabilidade nomeados para desempenhar algumas funções da instituição em suas bases regionais, além de prestar atendimento a profissionais e organizações contábeis quanto a assuntos relacionados ao Conselho. A atividade é honorífica (não remunerada) e o procedimento de escolha é realizado pelo CRCPR entre os candidatos que possuam registro ativo e regular.

Em 2020, foi implantado o novo Regramento de Funcionamento das Delegacias do CRCPR, com novas formas de atuação dos delegados representantes e com a possibilidade de candidatura aberta, conforme condições e requisitos especificados na Resolução CRCPR n.º 820/2020 e na Resolução CFC n.º 1.557/2018.

Nesta entrevista, Denise Imoto conta um pouco da sua trajetória profissional e do trabalho do CRCPR na região.

CRCPR Online: Qual foi a sua motivação para se candidatar à função de delegado representante do CRCPR?

Denise Imoto (DI): Minha decisão foi fortemente influenciada pela admirável trajetória do meu pai, que sempre manteve um relacionamento exemplar com a comunidade e seus colegas de profissão. Seu legado de respeito e dedicação a contabilidade sempre foi uma fonte de inspiração para mim. Eu sei que ele se orgulharia se eu seguisse seus passos e ensinamentos. É com esse sentimento de honra e compromisso que busco representar o CRCPR em Telêmaco Borba, sendo a primeira mulher a fazê-lo.

CRCPR Online: Quanto à comunidade contábil da região de Telêmaco Borba, como tem atuado?

DI: Minha atuação na comunidade contábil da região vai além de estar à disposição dos colegas. Participo ativamente de eventos e palestras, buscando sempre me atualizar e compartilhar conhecimentos com outros profissionais. Além disso, procuro orientar outros contadores em relação ao Conselho e suas funções, esclarecendo dúvidas e incentivando a participação em reuniões e atividades promovidas pela entidade. Acredito que essa troca de experiências e conhecimentos é fundamental para o fortalecimento de nossa profissão e para a valorização do trabalho dos contadores.

CRCPR Online: Poderia nos contar um pouco da sua trajetória profissional e envolvimento com o CRCPR?

DI: Sou contadora por vocação e por herança familiar. Meus pais eram contadores e eu cresci aprendendo com eles. Me formei em administração e depois em contabilidade, buscando me aperfeiçoar na área. Fiz também uma especialização em gestão de negócios, vários cursos de contabilidade prática para atender melhor os meus clientes, e no momento estou fazendo uma especialização em psicologia organizacional. Hoje, trabalho como consultora contábil e administrativa para pessoas físicas e jurídicas, além de fazer auditorias para empresas de diversos ramos e tamanhos. Sou registrada no CRCPR e sigo os valores éticos e técnicos da profissão. Quando meu pai faleceu, assumi a empresa de contabilidade dele com amor e dedicação, mantendo os resultados e a qualidade que ele sempre entregou. Meu maior objetivo é honrar o legado que ele me deixou, sendo uma contadora de excelência e de referência no mercado.

CRCPR Online: Depois que se tornou delegado representante, o que mudou na sua visão em relação à entidade?

DI: Como delegada representante do CRCPR, pude conhecer melhor o trabalho e a importância da entidade para a classe contábil. Além de fiscalizar, orientar e oferecer educação continuada, o conselho tem um papel fundamental na valorização do profissional contábil, buscando sempre defender seus interesses e reconhecer seus méritos. Sinto-me honrada em fazer parte dessa equipe vencedora e contribuir para o fortalecimento da profissão.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.