Desde setembro deste ano, a contadora Michelle Mello atua como delegada representante do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) na região de Santo Antônio da Platina. Os delegados desempenham diversas funções do Conselho em suas áreas regionais, incluindo a promoção do relacionamento entre a entidade e os profissionais e organizações contábeis locais. Além disso, têm a responsabilidade de representar o CRCPR junto a órgãos públicos e entidades, abordando questões regionais que afetam ou são afetadas pelas atividades contábeis.

O trabalho dos delegados representantes é uma atividade voluntária e honorífica, ou seja, não remunerada. O Conselho realiza a escolha desses representantes entre os candidatos que possuem registro ativo e regular, assegurando assim a qualidade e o comprometimento na execução de suas responsabilidades. Em 2020, foi implantado o novo Regramento de Funcionamento das Delegacias do CRCPR, com novas formas de atuação dos delegados representantes e com a possibilidade de candidatura aberta, conforme condições e requisitos especificados na Resolução CRCPR n.º 820/2020 e na Resolução CFC n.º 1.557/2018.

Nesta entrevista, Michelle Mello conta um pouco da sua trajetória profissional e do trabalho do CRCPR na região.

CRCPR Online: Qual foi a sua motivação para se candidatar à função de delegada representante do CRCPR?

Michelle Mello (MM): Meu foco principal é a colaboração mútua, ajudar outros contadores a compreenderem seus direitos, entender os processos, conhecer as possibilidades que o CRCPR oferece e proporcionar auxílio a toda a classe, seja por meio de palestras ou compartilhamento de conhecimento.

CRCPR Online: Quanto à comunidade contábil da região de Santo Antônio da Platina, como tem atuado?

MM: Dado que estou no início, tenho concentrado meus esforços em colaborar mais por meio das minhas redes sociais, nas quais ofereço ensinamentos e auxílio direto aos contadores. Além disso, estou à disposição para ajudá-los por meio do envio de mensagens, visando à nossa união e fortalecimento contínuo como classe.

CRCPR Online: Poderia nos contar um pouco da sua trajetória profissional e envolvimento com o CRCPR?

MM: Minha jornada no mundo da contabilidade começou aos 17 anos, como secretária, e ao longo do tempo, tive o privilégio de trabalhar em todos os setores, antes de decidir estabelecer meu próprio escritório. Sempre considerei crucial entender todas as facetas dessa área, pois acredito que o crescimento profissional se baseia na valorização de todos os colegas, independente de suas funções. Nesse percurso, tive a oportunidade de aprender com grandes colegas nos escritórios, o que me ajudou a me tornar uma pessoa melhor, mais sábia e com um conhecimento mais amplo. Embora meu sonho inicial não fosse ser contadora, logo me identifiquei com a gestão de pessoas e o atendimento aos clientes. Auxiliar empresas em seus processos e contribuir para a saúde financeira delas me cativou profundamente. Sempre soube que, quando chegasse a oportunidade, teria meu próprio negócio. No entanto, a pandemia surgiu pouco depois de abrir o escritório, apresentando inúmeros desafios, como restrições de caixa e a impossibilidade de contratar pessoal. Mas, graças a Deus, superamos essas adversidades. Hoje, contamos com clientes incríveis e uma equipe excepcional, e temos orgulho de nossa trajetória. Reconhecemos que o caminho pela frente é longo e desafiador. É por isso que me interessei em fazer parte do CRCPR. Percebo que, sozinha, não alcançarei todo o potencial. Preciso de parceiros e colegas de profissão para atrair ainda mais contadores para a nossa área e, juntos, fortalecer nossa profissão.

CRCPR Online: Depois que se tornou delegada representante, o que mudou na sua visão em relação à entidade?

MM: Pude entender bem a fundo como funciona nossa entidade e ver que temos a possibilidade de crescer sendo contadores. Existe oferta de empregos, muito apoio educacional e incentivo à educação continuada para todos os contadores. Tive o privilégio de estar presente na sede do CRCPR, em Curitiba, e testemunhar como as diferentes áreas de atuação trabalham com dedicação e se preocupam profundamente com o contador do lado de cá. Hoje, meu desejo é redobrar meus esforços para atrair ainda mais profissionais para a nossa classe.