A contadora Cristina Parteka Camargo é a delegada representante do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) na região de Prudentópolis, desde agosto de 2018. Os delegados representantes do CRCPR são profissionais da contabilidade nomeados para desempenhar algumas funções da instituição em suas bases regionais, além de prestar atendimento a profissionais e organizações contábeis quanto a assuntos relacionados ao Conselho. A atividade é honorífica (não remunerada) e o procedimento de escolha é realizado pelo CRCPR entre os candidatos que possuam registro ativo e regular.

Em 2020, foi implantado o novo Regramento de Funcionamento das Delegacias do CRCPR, com novas formas de atuação dos delegados representantes e com a possibilidade de candidatura aberta, conforme condições e requisitos especificados na Resolução CRCPR n.º 820/2020 e na Resolução CFC n.º 1.557/2018.

Nesta entrevista, Cristina Parteka Camargo conta um pouco da sua trajetória profissional e do trabalho do CRCPR na região.

CRCPR Online: Qual foi a sua motivação para se candidatar à função de delegada representante do CRCPR?

Cristina Parteka Camargo  (CPC): Minha motivação primordial sempre foi estabelecer uma ponte entre o CRCPR e os profissionais da contabilidade, visando aproximá-los e esclarecê-los sobre todo o trabalho realizado por nosso conselho.

CRCPR Online: Quanto à comunidade contábil da região de Prudentópolis, como tem atuado?

CPC: Busco constantemente me manter informada sobre o trabalho do conselho, participando ativamente das reuniões mensais e compartilhando essas informações com os profissionais. Além disso, participo de palestras e eventos relevantes, fortalecendo parcerias entre instituições de ensino e o CRCPR, e incentivando a valorização dos profissionais da contabilidade.

CRCPR Online: Poderia nos contar um pouco da sua trajetória profissional e envolvimento com o CRCPR?

CPC: Meu marido e eu fundamos nossa empresa contábil, e em 2009, completei meu bacharelado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Nossa atuação concentra-se nas áreas de contabilidade consultiva, assessoria contábil, fiscal e tributária para Pequenas Centrais Hidrelétricas. Em 2018, recebi a indicação do antigo delegado representante do CRCPR na região, Marcelo Figueredo, para integrar esta importante equipe. Desde então, temos construído uma história de representatividade no CRCPR em nossa região.

CRCPR Online: Depois que se tornou delegada representante, o que mudou na sua visão em relação à entidade?

CPC: Ao assumir o papel de delegada em minha região, pude compreender a verdadeira importância do CRCPR para os profissionais da área contábil. As inúmeras oportunidades oferecidas pelo CRCPR fortalecem a categoria, especialmente por meio de eventos de alta qualidade voltados para instrução e educação contínua. Essas iniciativas não apenas consolidam a profissão, mas também contribuem significativamente para o desenvolvimento profissional de cada contador.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.