A contadora Karina Cunha Ferreira Fontana é a delegada representante do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) na região de Jaguariaíva. Os delegados representantes do CRCPR são profissionais da contabilidade nomeados para desempenhar algumas funções da instituição em suas bases regionais, além de prestar atendimento a profissionais e organizações contábeis quanto a assuntos relacionados ao Conselho. A atividade é honorífica (não remunerada) e o procedimento de escolha é realizado pelo CRCPR entre os candidatos que possuam registro ativo e regular.

Em 2020, foi implantado o novo Regramento de Funcionamento das Delegacias do CRCPR, com novas formas de atuação dos delegados representantes e com a possibilidade de candidatura aberta, conforme condições e requisitos especificados na Resolução CRCPR n.º 820/2020 e na Resolução CFC n.º 1.557/2018.

Nesta entrevista, Karina Fontana conta um pouco da sua trajetória profissional e do trabalho do CRCPR na região.

CRCPR Online: Qual foi a sua motivação para se candidatar à função de delegada representante do CRCPR?

Karina Fontana (KF): Contribuir como elo que une o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná aos profissionais, promovendo união e apoio. Além disso, estar ao lado de cada profissional, cultivando em Jaguariaíva e região o respeito e a ética ao legado de cada profissional e escritório, bem como transformar diariamente e aproximar os profissionais para objetivos mais amplos.

CRCPR Online: Quanto à comunidade contábil da região de Jaguariaíva, como tem atuado?

KF: Estamos buscando unir ainda mais a classe, levando aos profissionais o conhecimento e clareza relacionados aos treinamentos e capacitações que vêm trazendo leveza na vida corrida do profissional. No CRCPR, nos deparamos com uma ampla gama de treinamentos que preparam tanto os profissionais quanto as equipes de escritório.

CRCPR Online: Poderia nos contar um pouco da sua trajetória profissional e envolvimento com o CRCPR?

KF: Minha trajetória tem início no legado do meu pai, que fundou o escritório, em 1990. Desde então, eu sempre estive presente, mas foi em 2004 que me tornei funcionária efetiva, marcando o início da minha jornada e paixão pela contabilidade. Em seguida, em 2008, decidi deixar o curso de Direito para seguir Ciências Contábeis, no qual me formei. Em 2010, iniciei a pós-graduação em Perícia e Auditoria Contábil na Universidade Estadual de Londrina e, no mesmo ano, ao passar em um concurso para Contadora Pública, expandi ainda mais meus horizontes e aprofundei meu amor pela contabilidade. Três anos após a aposentadoria do meu pai, optei por dedicar-me exclusivamente ao escritório. Assumi a gestão e, simultaneamente, mergulhei na área de perícia, realizando um projeto há muito sonhado. Expandimos nossas atividades para todo o Brasil, estabelecendo parcerias em âmbito nacional. Atualmente, atuamos com Planejamento Tributário, Patrimonial e Financeiro, proporcionando um serviço abrangente e de qualidade. Estou comprometida em seguir essa trajetória com dedicação e paixão pela contabilidade.

CRCPR Online: Depois que se tornou delegada representante, o que mudou na sua visão em relação à entidade?

KF: Não apenas mudou, TRANSFORMOU minha visão. Afinal, o CRCPR é um grande modelo e conta com uma estrutura incrível, que proporciona ao profissionalo atenimento de suas necessidades. É um conselho que impulsiona, capacita, motiva e  faz nos apaixonarmos ainda mais pela contabilidade. Mostra-nos como podemos chegar mais longe e está aberto a ouvir as necessidades dos profissionais, buscando sempre trazer soluções. O respaldo que o CRCPR oferece para o profissional traz segurança, confiança, qualidade e conhecimento.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.