O contador Laudelino Jochem, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPR, é o coordenador das Comissões de Educação Profissional Continuada (EPC) e do Programa de Melhoria Contínua da Qualidade (PMCQ). A Comissão EPC tem como finalidade a análise e o credenciamento de capacitadoras e de cursos de atualização, para pontuação no Programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (PEPC-CFC).

Já o Programa de Melhoria Contínua da Qualidade visa analisar e opinar sobre normas e procedimentos internos, sugerindo correções e propondo ações de melhoria contínua; assegurar a implantação e a manutenção dos processos organizacionais estabelecidos; avaliar o desempenho dos processos organizacionais; avaliar e acompanhar os indicadores de processos; tratar, analisar e relatar não conformidades dos processos organizacionais; promover gestão de riscos e definir ações e estratégias envolvendo as áreas de maior perigo; acompanhar as auditorias internas e externas, apresentar os resultados obtidos e implantar os ajustes propostos; e promover a gestão transparente e participativa orientada pelo amplo acesso às informações e pelo envolvimento de todos os servidores em suas áreas de atuação.

Laudelino, ex-presidente do CRCPR entre os anos de 2020-2023, ingressou na entidade, em 2014, como conselheiro. Depois, foi ainda vice-presidente de Administração e Finanças da entidade, por duas gestões. Jochem tem especialização em Gestão Tributária e em Contabilidade e Finanças, e atua como coordenador geral de empresa de consultoria empresarial. Jochem

Nesta entrevista, Jochem fala sobre o trabalho das comissões e principais assuntos em discussão no grupo.

CRCPR Online: Quais são os principais pontos de discussão atuais da área de trabalho de sua Comissão?

Laudelino Jochem (LJ): Estou à frente de duas comissões do CRCPR, a Comissão do Programa de Melhoria Contínua da Qualidade e a Comissão de EPC. Na primeira, temos como desafio a criação e a implementação de mecanismos para desenvolver a melhoria contínua da qualidade dos serviços e produtos disponibilizados aos profissionais contábeis, principalmente pela Câmara de Desenvolvimento Profissional, como treinamentos, palestras, eventos, fóruns e outros realizados pelo CRCPR. Implementamos recentemente a avaliação 360º de todos os eventos realizados pela nossa entidade, propiciando a melhoria de nossos processos internos, bem como da atuação dos mediadores, moderadores e palestrantes. Já a Comissão que trata da EPC tem como principal objetivo homologar as capacitadoras e eventos pontuados realizados no âmbito do CRCPR, bem como gerir esse processo todo.

CRCPR Online: Quais são os desafios da Comissão de Educação Profissional Continuada do CRCPR?

LJ: O grande desafio desta comissão é de acompanhar as tendências de mercado dos profissionais que atuam nas mais diversas frentes, nas quais são exigidas a pontuação para educação continuada. Por outro lado, estamos comprometidos com o processo de atualização e de manutenção dos profissionais no mercado, buscando propiciar serviços cada vez melhores à sociedade como um todo.

CRCPR Online: Qual acredita que será o foco dessas Comissões nestes próximos anos?

LJ: As Comissões EPC e PMCQ caminham lado a lado e têm como foco a excelência, impactando diretamente a vida profissional da classe contábil. Indiretamente, contribui com a construção de uma sociedade cada vez mais justa e fraterna. Diante das céleres mudanças no ambiente de atuação do Profissional da Contabilidade, a Educação Continuada de qualidade é, e será, o grande diferencial na vida de cada um dos mais de 34 mil contabilistas do Estado do Paraná. Talvez o desafio maior ainda seja o do envolvimento destes profissionais dentro do programa de qualificação contínua, uma vez que a mudança de mentalidade se faz necessária para que todos percebam a rapidez com a qual o conhecimento se torna defasado.

Integrantes da Comissão Educação Profissional Continuada:

• Cesar Alberto Ponte Dura (vice-coordenador)
  • Rafael Benjamim Cargnin Filho
  • Gisele Martins Machioski
  • Edson Rodrigues da Costa
  • Sérgio Augusto da Porciúncula Júnior
  • Roberto Marques de Figueiredo
  • Dirceu de Fatima Zonatto
  • Ana Claudia Serrato Kruger (suplente)
  • Simone Vanni Soares (suplente)

Integrantes do Programa de Melhoria Contínua da Qualidade:

• Danilo Alves Grani
  • Jefferson Paulo Martins
  • Adriana Iaizzo Magalhães
  • Dirceu de Fátima Zonatto
  • Gerson Luiz Borges de Macedo
  • Jeruza Fernandes Moura Burges
  • Mauricio Ostrowski Junior
  • Sara Emmanuelle Martins Scarpetta

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.