O contador Iago França Lopes é o coordenador da Comissão CRCPR Diversidade & Inclusão. O grupo de trabalho tem como objetivo promover ações e medidas visando à prevenção e ao enfrentamento das discriminações vivenciadas por profissionais da contabilidade, sejam na condição de jovens, pessoas com deficiência, mulheres, pessoas LGBTQIA+, pessoas negras, indígenas e outros povos tradicionais, estrangeiros e migrantes, religiosos e outras demandas relacionadas aos direitos humanos de pessoas ou grupos vulneráveis.
Doutor em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Iago é professor adjunto na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e vice-diretor de Desenvolvimento Profissional do Instituto de Contadores do Brasil (ICBR). Nesta entrevista, França fala sobre o trabalho da comissão, os principais assuntos em discussão no grupo, e o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+.
CRCPR Online: Como reagiu ao convite do presidente Everson Carlin para dar continuidade à liderança a comissão?
Iago França Lopes (IFL): Fiquei profundamente honrado e entusiasmado com o convite do presidente Everson Carlin. A oportunidade de continuar liderando a Comissão de Diversidade e Inclusão é um reconhecimento do trabalho que temos desenvolvido e um incentivo para avançarmos ainda mais. Sinto-me motivado a dar continuidade às iniciativas que promovem um ambiente inclusivo e igualitário no Conselho Regional de Contabilidade do Paraná. Gostaria de ressaltar a importância da colaboração contínua entre todos os membros do Conselho para podermos criar um ambiente verdadeiramente inclusivo. É fundamental que todos, independentemente de seu papel, estejam comprometidos com a promoção da diversidade e inclusão. Acredito que juntos podemos construir um espaço de trabalho que não só acolhe a diversidade, mas também a celebra como um componente essencial para a inovação e o crescimento sustentável da nossa profissão.
CRCPR Online: Quais são os principais pontos de discussão desta Comissão?
IFL: Atualmente, nossa comissão está focada em várias áreas cruciais, incluindo acessibilidade e inclusão para pessoas com deficiência, garantindo que todos os profissionais tenham as mesmas oportunidades, independentemente de suas capacidades físicas ou mentais. Além disso, trabalhamos com a igualdade de gênero, promovendo a equidade no ambiente de trabalho e incentivando a participação feminina em todas as esferas da contabilidade. Outro ponto de discussão, é a diversidade étnica e racial, criando um ambiente onde todas as raças e etnias se sintam representadas e respeitadas. A Comissão aborda também a inclusão LGBTQIA+, implementando políticas e ações que assegurem um ambiente acolhedor e respeitoso para essas pessoas. Realizar workshops e treinamentos para conscientizar sobre a importância da diversidade e da inclusão no ambiente de trabalho é outro foco do grupo.
CRCPR Online: Qual acredita que será o foco desta Comissão nestes próximos anos?
IFL: Nos próximos anos, nosso foco será intensificar os esforços de inclusão mediante iniciativas mais robustas e abrangentes. Para isso, planejamos desenvolver programas de mentoria para apoiar profissionais de grupos sub-representados e ajudá-los a progredir em suas carreiras. Queremos também implementar políticas de diversidade corporativa para incentivar as empresas de contabilidade a adotarem políticas inclusivas e diversificadas. Outro objetivo da Comissão é estabelecer parcerias com instituições educacionais para promover programas de diversidade e inclusão em escolas e universidades, preparando a próxima geração de contadores. Além disso, visamos criar métricas para monitorar e avaliar o progresso das nossas iniciativas, garantindo que estamos atingindo nossos objetivos de maneira eficaz.
CRCPR Online: No dia 28 de junho, é comemorado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQUIA+. Quais oportunidades a Comissão vê em datas como esta?
IFL: Datas comemorativas como esta são oportunidades valiosas para conscientizar sobre as questões enfrentadas pela comunidade LGBTQUIA+ e promover a empatia e compreensão entre os colegas, reconhecendo e celebrando as contribuições da comunidade LGBTQUIA+ para a contabilidade e a sociedade em geral. Além disso, podemos utilizar esta data como ponto de partida para fortalecer políticas de inclusão e organizar eventos, palestras e workshops que fomentem o diálogo sobre diversidade e inclusão, educando os profissionais sobre a importância de um ambiente de trabalho inclusivo.
A Comissão CRCPR Diversidade & Inclusão está comprometida em promover a inclusão e lutar contra a discriminação e pelos espaços da comunidade LGBTQIA+ na contabilidade e na sociedade. Por isso, em celebração ao Dia Internacional do Orgulho, em 28 de junho, a Comissão promoverá uma campanha de divulgação nas redes sociais, visando conscientizar e educar a classe contábil sobre o mês do orgulho.
Integrantes da Comissão CRCPR Diversidade & Inclusão:
Contato: comissao.diversidade@crcpr.org.br
Reprodução permitida desde que citada a fonte.