O contador Fernando Antônio Borazo Ribeiro é o coordenador da Comissão CRCPR Voluntário. O grupo de trabalho, que existe há 14 anos, visa sensibilizar os profissionais da contabilidade para a importância das ações de voluntariado na construção de uma sociedade mais justa e solidária. Além disso, a Comissão participa, desenvolve e apoia projetos institucionais direcionados a Organizações da Sociedade Civil, de iniciativa local ou lideradas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC). O grupo também desenvolve ações de arrecadação e distribuição de doações para grupos vulneráveis, assim como promove eventos e palestras educacionais e campanhas de conscientização.

Fernando Borazo Ribeiro é conselheiro do CRCPR, pós-graduado em Controladoria e Finanças, e proprietário da organização contábil. Nesta entrevista, Borazo fala sobre o trabalho da comissão e principais assuntos em discussão no grupo.

CRCPR Online: Como o senhor reagiu ao convite do presidente Everson Carlin para liderar a comissão?

Fernando Borazo (FB): Fiquei muito feliz pela indicação! Nós, conselheiros, temos o ideal de servir à classe contábil e essa comissão é uma extensão, servindo também à comunidade como um todo. Buscamos trazer a consciência do profissional contabilista sobre como promovendo bons ideais solidários também servimos ao país. Tudo se transformou em uma enorme responsabilidade, sobre a qual fico muito lisonjeado.

CRCPR Online: Quais são os principais pontos de discussão desta Comissão?

FB: Nosso principal mote, para este período, é a intensificação da conscientização dos colegas da classe contábil para incentivarem os contribuintes a efetuarem destinações aos fundos municipais, estaduais e federais, para a infância e adolescência e idosos, na entrega da declaração de ajuste do imposto de renda. Recursos esses fundamentais para dar andamento aos projetos das entidades envolvidas nestes segmentos.

CRCPR Online: Qual acredita que será o foco desta Comissão nestes próximos anos?

FB: Como somos integrantes também da comissão nacional, estamos empenhados ainda na mudança da legislação vigente, ampliando as possibilidades das destinações no Imposto de Renda. No âmbito local, temos projetos que visam disseminar a educação financeira a jovens em situação de vulnerabilidade, assim como trabalharemos junto ao Instituto Paranaense da Mulher Contabilista (IPMCONT) em campanhas sobre o outubro rosa e novembro azul.

Integrantes da Comissão CRCPR Voluntário:

• Elisangela Beckhauser

• Francisco Savi
  • Geni Pereira da Silva
  • Kacyara Maria Tovo Kinner
  • Naira Cuenca Moraes

Contato: comissao.voluntariado@crcpr.org.br

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.