A contadora Eunice Maria Cavali Duarte é a coordenadora da Comissão CRCPR Simplifica. O grupo de trabalho tem como finalidade mapear os principais entraves causados pelos excessos de burocracia enfrentados pelos profissionais contábeis, assim como propor estudos e medidas às autoridades competentes para simplificar e desburocratizar seus atos. Além disso, promove eventos e discussões sobre o assunto.

Eunice é conselheira do CRCPR e ex-vice-presidente de Controle Interno, tendo experiência também em diversas entidades, como o Sindicato dos Contabilistas de Pato Branco e Região (Siconp) e o Sescap-PR*. Nesta entrevista, Duarte fala sobre o trabalho da comissão e principais assuntos em discussão no grupo.

CRCPR Online: Como reagiu ao convite do presidente Everson para liderar a Comissão?

Eunice Maria Cavali Duarte (EMCD): Fiquei extremamente grata pela confiança depositada pelo presidente Everson. Sei da nossa responsabilidade e conheço dos desafios que enfrentamos pela dimensão das demandas e pela complexidade que envolvem os processos do dia a dia dos profissionais contábeis.

CRCPR Online: Quais são os principais pontos de discussão da área de trabalho desta Comissão?

EMCD: Estamos focados na realização de eventos relacionados com a desburocratização e a simplificação dos procedimentos que envolvem as atividades laborais dos profissionais contábeis do Estado do Paraná. Gostaríamos de realizar eventos que falassem sobre as inovações em procedimentos e simplificações, como as que integram o Programa do governo do Estado “Descomplica Paraná”.

CRCPR Online: Qual acredita que será o foco desta Comissão nestes próximos anos?

EMCD: Pretendemos encontrar formas de simplificar processos em todas as esferas para trazer agilidade e menos burocracia na vida dos profissionais contábeis. Para que isso se concretize, buscamos formar parcerias com entidades de classe que estejam comprometidas e empenhadas no mesmo objetivo. Esta Comissão carrega uma responsabilidade desafiadora, pois sabemos que a legislação é complexa, extensa e burocrática, mas estamos determinados a fazer nossa parte.

Integrantes da Comissão CRCPR Simplifica

• Alvaro dos Santos Moraes Junior
  • Andrew Moro
  • Elisete Ferreira de Carvalho
  • Indiara Barbosa Custódio
  • Paula Renata Nogueira
  • Viviane Ramthun Gumz

*Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná

Reprodução permitida desde que citada a fonte.