A contadora Denisa Maria Borçato é a coordenadora da Comissão CRCPR Mulher, conforme Portaria CRCPR 023/2024. O grupo de trabalho, que existe há mais de 20 anos, incentiva o aprimoramento técnico e a maior participação da mulher contabilista, principalmente em posições de liderança, seja corporativas, políticas ou em entidades contábeis, assim como promove debates sobre as condições de trabalho desse segmento. Além disso, fomenta ações e projetos que capacitem a mulher profissional da contabilidade a desenvolver habilidades que direcionem à liderança e gestão.

Denisa é natural de Umuarama, oeste do Paraná, e ingressou na profissão em 1985, com a conclusão do curso Técnico em Contabilidade. Mudou-se para Maringá, em 1997, para trabalhar em uma grande empresa, quando cursou a graduação em Ciências Contábeis. A contadora trabalhou em diversos cargos de gestão, e foi diretora suplente no Sindicato dos Contabilistas de Maringá, entre 2008 e 2013, período em que também integrou a Comissão CRCPR Mulher, pela primeira vez.

Em entrevista, Denisa fala sobre o trabalho da comissão e a importância de incentivar a participação das mulheres na profissão, em cargos de liderança, na classe contábil e na política.

CRCPR Online: Como a senhora reagiu ao convite do presidente Everson Breda Carlin para liderar a comissão?

Denisa Maria Borçato (DMB): Fiquei muito honrada pelo convite e pela valorosa missão a mim delegada de conduzir esta comissão composta por integrantes de várias localidades do Estado do Paraná.

CRCPR Online: Quais são os principais pontos de discussão desta Comissão?

DMB: A comissão já possui um belíssimo trabalho sendo desenvolvido, desde a sua primeira composição, e vem desempenhando um papel fundamental visando fomentar a participação das mulheres na profissão e na política. O projeto contribuiu decisivamente para que a participação feminina chegasse a espaços até então predominantemente masculinos. Espaços estes de reconhecimento e desenvolvimento das potencialidades femininas da classe contábil no Estado do Paraná. Na gestão atual, temos como premissa consolidar a atuação das mulheres na contabilidade e, principalmente, incentivar a participação de todas as profissionais nos eventos pensados e dedicados a elas. O objetivo é que a cada nova gestão novos projetos sejam criados e os já consolidados sejam melhorados, como, por exemplo, o Fórum Paranaense da Mulher Contabilista, já tradicional, e o evento Delas para Todos, lançado em 2023, entre outros, que organizaremos até o próximo ano. Um dos projetos significativos para nossa comissão, e para os próximos grupos de trabalho que nos sucederão, é contar a nossa trajetória em um e-book que será lançado no mês de março de 2025. Reafirmar as parcerias com outras entidades também é de suma importância, pois entendo que com a união por um só propósito todas as iniciativas são exitosas.

CRCPR Online: Qual acredita que será o foco desta Comissão nos próximos anos?

DMB: Conforme indicadores divulgados pelo Câmera de Registro do CRCPR, em abril de 2024, as mulheres representam mais de 39,61% dos profissionais da contabilidade do Estado do Paraná, que hoje somam 34.511 profissionais, entre técnicos e contadores, demonstrandoa necessidade de um planejamento específico para incentivar as conquistas desse segmento. Somos quase 40% dos profissionais com registro ativo no CRCPR, mas infelizmente ainda é baixa a participação feminina na classe contábil paranaense, considerando que, segundo dados do CFC, as mulheres já são maioria em alguns estados e, segundo IBGE, são maioria da população paranaense e brasileira. Nossa profissão precisa refletir esses números e destacar a atuação das muitas profissionais que são arrimo de família e desempenham tripla jornada, além de incentivar aquelas que, por diversos fatores, terminam a faculdade, mas não ingressam na profissão, ao acreditarem que não são capazes. Precisamos conscientizar e incentivar essas profissionais que sim, elas podem, e não estão sozinhas. Precisamos ainda destacar as que lideram empresas contábeis e têm cargos de liderança no estado. A socialização entre todos os perfis é muito importante, assim como umas incentivarmos as outras. Para que esse planejamento seja efetivo e com a qualidade determinada pelo CRCPR, estamos alinhando junto à área de Desenvolvimento Profissional da entidade os temas que gostaríamos de abordar e os formatos dos eventos durante os próximos meses de nossa gestão.

Conheça a lista de integrantes completa da Comissão CRCPR Mulher:

• Alessandra Fernandes Bichof
  • Graciella Ferreira Munhoz
  • Kacyara Maria Tovo Kinner
  • Jaqueline Batista Macedo Gimenez
  • Marcia Ogido Hokama
  • Paola Guariso Crepaldi
  • Roseli De Souza Ruiz
  • Rosemere Kiyomi Hayashi
  • Rosemeri Petzold
  • Simone Vanni Soares

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.