Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Na última quinta-feira (9), o novo presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Laudelino Jochem, eleito na Reunião Plenária extraordinária realizada na terça-feira (7), participou de uma Live transmitida por meio da página da autarquia no Facebook e de seu perfil no Instagram. Durante a entrevista, conduzida pelo diretor superintendente da entidade, Gerson Borges de Macedo, ele detalhou os principais planos de sua gestão.

DSC_0031.JPG

Laudelino Jochem é contador, com bacharelado em Ciências Contábeis, especialista em Contabilidade e Finanças pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), especialista em Gestão Tributária pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), empresário contábil, coordenador Geral da AIC – Consultoria Empresarial, foi vice-Presidente de Administração e Finanças do CRCPR na gestão anterior, é consultor de qualidade para prestadoras de serviços contábeis, professor universitário,  vencedor do  III  e  do  IV  Concurso Prêmio Professor Orivaldo João Busarello, categoria Profissionais-Professores de Contabilidade,  nos anos de   2008   e    2010, recebeu o título de Contabilista do Ano de 2010, da Federação dos Contabilistas do Estado do Paraná (Fecopar) e em 2012 recebeu Menção Honrosa da da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná pelos relevantes trabalhos prestados a classe contábil do estado. Além disso, é palestrante do CFC, ABRACICON, FENACON, UNIFENACON, SESCAP-PR, SESCON-RJ, SESCON-SC, CRCPR, CRCRJ, CRCSC, OCEPAR, SESCOOP e dezenas de entidades da classe contábil no Brasil e empresas de grande porte.

DSC_0039.JPGEle iniciou a entrevista falando sobre o atual momento da Contabilidade no Brasil e no Mundo. “A contabilidade começou a fazer uma transição muito grande a partir da introdução da internet. Principalmente a partir do ano 2000, ela começou a se tornar global, com mudanças muito rápidas. Mas tem algumas coisas de que ainda nós não conseguimos nos livrar, a exemplo da nossa ligação muito próxima com a questão tributária e com a questão das obrigações acessórias. Embora estejamos caminhando a passos largos para consolidar a contabilidade dentro desse novo cenário, vemos as empresas de contabilidade fazendo a sua adaptação essa nova realidade da inteligência artificial, big data, internet das coisas, etc. Essa adaptação não é nada fácil porque envolve uma mudança de cultura, de mentalidade, e nós, seres humanos, temos uma dificuldade muito grande de mudar”, disse. “Mas não podemos esquecer que quase tudo que pode ser feito manualmente com a ajuda e de uma máquina, pode também ser feito pela inteligência artificial. Temos que nos habituar a conviver com os robôs, com inteligência artificial, porque esse é o novo cenário da contabilidade no Brasil e no planeta”. 

A seguir, falou sobre como o CRCPR se insere nesse contexto. Segundo ele, a autarquia vem se aperfeiçoando, vem adaptando as suas estratégias, mas que ainda enfrenta, como toda a sociedade brasileira, os desafios impostos pela hiperburocracia que impera no país. Para vencer esse desafio, afirmou que o CRCPR precisa adotar uma dinâmica diferente, utilizando-se da tecnologia, por exemplo, para ampliar o alcance da fiscalização, com o uso da inteligência artificial. 

No campo do Desenvolvimento Profissional, destacou a necessidade de levar o conhecimento ao profissional da contabilidade onde quer que ele esteja. “Não podemos mais admitir se que alguém saia lá de São João do Ivaí e ande 150 km pra chegar em Maringá para fazer um treinamento, nem alguém sair de Santo António da Platina r andar mais 150 km para chegar em Londrina”, argumentou. “O CRCPR está caminhando a passos largos para colocar no celular, no computador de cada contador aquilo que ele precisa se atualizar”, informou. 

Falou ainda sobre o relacionamento do CRCPR com outras entidades contábeis e da sociedade civil, e com todas as esferas do poder público e de sua importância para a construção de um ambiente de negócios com menos burocracia e em que o profissional da contabilidade possa utilizar seu talento e recursos para prestar serviços estratégicos para seus clientes, e não ficar atendendo à burocracia do fisco.

A entrevista durou cerca de 30 minutos, durante os quais ele abordou também os planos de sua equipe para promover a valorização da profissão e dinamizar a gestão da autarquia, reforçando aspectos de governança, transparência e compliance. A gravação foi disponibilizada em seguida nos perfis do CRCPR nas redes sociais. A íntegra da Live em Full HD, está disponível no Youtube, bastando clicar aqui ou na imagem da tela, abaixo.

Live 9-1-20.png


Em breve o CRCPR apresentará também entrevistas com os vice-presidentes que compõem o novo Conselho Diretor da entidade. Siga nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin e mantenha seu cadastro atualizado em nosso site para ficar por dentro das novidades do CRCPR e de assuntos que impactam no dia a dia da sua profissão.