Contadores públicos de todo o país terão um evento nacional dedicado exclusivamente à área. A Conferência Nacional de Contabilidade Pública (CNCP) surge como um marco para a categoria, reunindo gestores e profissionais de Finanças, Administração, Planejamento, Contabilidade e Controle para debater os rumos da contabilidade pública e seu papel na modernização da gestão pública brasileira. Nos dias 18 e 19 de novembro, Aracaju (SE) receberá a CNCP, organizada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) em parceria com a Academia Sergipana de Ciências Contábeis (ASCC). O evento abordará o tema “Governança e Transparência para uma Gestão Pública Inovadora e Sustentável”, com foco em integrar finanças, controle, gestão e tecnologia e fortalecer a contabilidade pública no Brasil.
O evento contará com mais de 24 painéis e palestras, sendo uma palestra e dois painéis principais. No dia 18, acontece o painel magno sobre "Governança Pública e Controle: Fundamentos para um Estado Sustentável e Transparente", mediado pela presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, Susana Maria Fontes Azevedo Freitas. O painel será apresentado pelo secretário de Estado de Controle e Transparência do Espírito Santo, Edmar Camata, e por um dos ministros do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes. A palestra abordará como governança e controle promovem transparência e sustentabilidade na gestão pública.
Já no dia 19, o painel magno "A Reforma e o Impacto nas Finanças Públicas" discutirá os efeitos da Reforma Tributária na arrecadação, gestão e equilíbrio das contas públicas. Mediado pela controladora-geral do Estado de Alagoas, Maria Clara Bugarim, que receberá o subsecretário do Tesouro da Secretaria da Fazenda do Espírito Santo, Daniel Corrêa, e a secretária da Fazenda de Florianópolis, Michele Roncalio.
*Com informações do CFC
Reprodução permitida, desde que citada a fonte.