Nos dias  27 e 28, aconteceu a edição da Região Sudeste do Conexão Contábil, sediada na capital do Espírito Santo, Vitória. Com mais de mil participantes presenciais, o evento híbrido contou com programação diversificada e temas atuais, incluindo palestras, seminários e visitas técnicas, com o objetivo de expandir o debate sobre aspectos ligados ao desenvolvimento e ao futuro da ciência da Contabilidade. O próximo Conexão Contábil reunirá os estados do Sul e será realizado nos dias 30 e 31, em Curitiba. Em breve, mais informações.

Em vitória, os participantes na modalidade presencial, durante a manhã do primeiro dia de Conexão Contábil Sudeste, puderam participar de uma ação socioambiental, que consistiu em uma visita técnica à Companhia Vale S.A. A empresa apresentou seu projeto ESG e projetos de desenvolvimento sustentável e social. Aconteceram ainda visitas técnicas à Base27 (hub corporativo de inovação do Espírito Santo) e ao hub Fucape-ES.

A partir das 14h, a solenidade de abertura teve transmissão ao vivo nos canais do CFC e CRCs do Sudeste e contou com a participação do presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Dantas, da presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo (CRCES), Carla Tasso, do presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), Daniel Mesquita Coêlho, da presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), Sandra Elvira Santiago, do ex-presidente do CFC, José Martonio, e do presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo (Sinduscon-ES), Paulo Baraona.

Logo a seguir, teve início o Seminário de Governança do Sistema CFC/CRCs, também na modalidade híbrida. Foram abordados temas como a Governança e suas Diretrizes; o Código de Conduta; a Gestão de Riscos; a Governança Digital; a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD); e a Fiscalização: Organização, Procedimentos e Condução de Processos. O CFC disponibilizou a apresentação realizada pelo membro do grupo de criação do Comitê de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS) e ex-presidente do CFC, Zulmir Breda. No segundo painel o tema foi “Fundamentos da governança pública e seus mecanismos”, ministrado pelo palestrante Luis Afonso Gomes Vieira, auditor de controle externo do Tribunal de Contas da União, que focou principalmente nos pilares da governança e a necessidade de ela ser considerada uma política pública.

A programação híbrida seguiu no dia 28, com as palestras e painéis. O primeiro painel, sobre Habilidades e Competências do Profissional da Contabilidade na Visão do Mercado, contou com diversos debatedores, como o diretor de Finanças, Estratégia, Riscos e Tecnologia da Informação da ArcelorMittal Brasil, Paulo Wanick; o CEO da Fucape Business School, Valcemiro Nossa; e a presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) e ex-presidente do CFC, Maria Clara Bugarim. No mesmo dia, a sócia-diretora de Innovation & Digital Transformation da KPMG no Brasil, Thammy Marcato, abordou um tema em alta no século XXI: criptoativos e metaverso

O segundo dia contou ainda com um painel para falar da importância da Fiscalização como Instrumento de Proteção da Sociedade. A apresentação teve as participações do vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC, José Donizete Valentina, da vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CFC, Sandra Maria de Carvalho Campos, do vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), Marcelo Roberto Monello, e do presidente do Instituto de Auditoria Independente do Brasil (Ibracon), Valdir Renato Coscodai.

As palestras Desafios e Inovações para a Classe Contábil na Prestação de Contas do Processo Eleitoral; A Adoção da ESG nas Empresas de Pequeno e Médio Porte; e O Papel Primordial do Profissional da Contabilidade fecharam a intensa programação do evento, que teve carga horária de 12 horas e garantiu pontos no Programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (PEPC-CFC) para os participantes inscritos.

Você também pode conferir tudo o que aconteceu no Conexão Contábil Sudeste pelo canal do CFC no YouTube

Conexão Contábil

O Conexão Contábil é um espaço para a promoção da Educação Profissional Continuada, composto por uma série de eventos regionalizados, realizados gratuitamente e no formato híbrido, com pontuação no Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) do CFC. A iniciativa é organizada pelo Sistema CFC/CRCs e voltado para discussões sobre o futuro e o desenvolvimento da Contabilidade.  O próximo evento reunirá os estados do Sul e acontece dias 30 e 31 de agosto, em Curitiba.

Com informações do CFC

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.