Concurso resgata história da Contabilidade paranaense e brasileira

A Contabilidade é uma atividade quase tão antiga quanto a própria civilização. Entretanto, em geral, a história não é contada do ponto de vista daqueles cuja atividade sempre esteve ligada à proteção, controle e administração da riqueza produzida pelos indivíduos e pela sociedade e do patrimônio que essa riqueza permite acumular. Buscando resgatar esse lado da história no Brasil, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em parceria com os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), lançou em maio o concurso "Resgate da Memória Contábil nos Estados".

Destinado à participação de profissionais da contabilidade e estudantes, o projeto reunirá num livro 27 trabalhos com fatos históricos da profissão contábil no país. As inscrições, que tiveram início em 1º de junho e vão até 31 de dezembro de 2015, conforme edital publicado dia 14 de maio (seção 3, página 140) no Diário Oficial da União.

“Estamos ansiosos para conhecer as inúmeras curiosidades que os contabilistas paranaenses têm para contar, pois uma importante parte da história das instituições e das empresas do Paraná também está guardada em livros contábeis”, comenta Elizangela de Paula Kuhm, vice-presidente de desenvolvimento do CRCPR. “Assim como a história, atividade do contador se baseia em documentos e fatos, que podem nos ajudar a entender melhor o passado e a planejar o futuro que queremos construir para o nosso estado e para o nosso país”, pondera.

Qualquer contabilista com registro ativo pode participar. Os estudantes interessados deverão elaborar seus trabalhos junto com um profissional da contabilidade, que pode ser um professor, desde que este tenha registro ativo em CRC. Os CRCs de cada estado terão uma comissão própria para avaliar os trabalhos locais. A do CRCPR já está formada e aguardando a apresentação de trabalhos para avaliação. Cada estado escolherá um trabalho, que fará parte de um livro a ser editado pelo CFC as 27 histórias da contabilidade selecionadas. Os trabalhos selecionados também serão apreciados por uma comissão nacional, que premiará os três melhores com a participação no 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade, quando ocorrerá o lançamento do livro. Para saber mais sobre o concurso, consulte os documentos:

Edital-DOU

Ficha de Inscricao