Concorridas, aberturas de fiscalização aconteceram dia 4 em Arapongas e Cianorte

Os trabalhos de fiscalização do CRCPR foram oficialmente abertos pelo vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCPR, João Gelásio Weber, e pelo gerente de Fiscalização, Dirceu Zonatto, nas cidades de Arapongas e Cianorte, na última sexta-feira, 4, com casa cheia em ambas as cidades.

Weber e Zonatto conversaram com o púbico sobre os procedimentos da fiscalização eletrônica, estatísticas da categoria no Brasil e no Paraná e esclareceram quanto à documentação verificada pelos procedimentos fiscalizatórios, destacando que a fiscalização é uma ferramenta de proteção da sociedade e dos contabilistas que trabalham observando princípios éticos e de qualidade.

Em Arapongas, o evento aconteceu às 8h30, na Associação Comercial e Industrial, e contou com a presença do conselheiro Paulo Kazuo Yamamoto e do delegado Osvaldo Damião.

Em Cianorte, às 14h, auditório da OAB recebeu os cerca de 60 participantes, e o conselheiro Roberto Aparecido Santos (Umuarama) e do delegado Luiz Carlos Bernabé também estiveram à disposição dos presentes para esclarecer dúvidas sobre fiscalização de atividades dos profissionais de todo o Paraná e sobre as demais áreas de atuação do Conselho.

"Os procedimentos são muito semelhantes aos dos anos anteriores, com um outro aprimoramento", explicou o gerente de Fiscalização do CRCPR, Dirceu Zonatto.

Eventos denominados Abertura da Fiscalização vêm sendo promovidos desde 2010 pelo CRCPR cada vez que os procedimentos fiscalizatórios vão ter início nas jurisdições de cada delegacia. "É uma oportunidade para conhecer as pessoas e aproximar o Conselho dos contabilistas locais, por meio de um bate-papo com os profissionais sobre as atividades a serem desenvolvidas, estabelecendo um canal direto de comunicação com o CRCPR", conta Weber.

A fiscalização eletrônica, fundamentada na Resolução CRCPR nº 712/2011, teve início no Paraná em 2012. Ela segue o mesmo formato da fiscalização presencial, com a verificação dos contratos de prestação de serviços, das DECORES, da existência da escrituração contábil regular das empresas, além do perfil dos executores de serviços.

Sua principal vantagem em relação à modalidade presencial são os menores custos para os conselhos de contabilidade. O procedimento começa com o envio de um e-mail pelo CRCPR aos contabilistas avisando que o seu acesso está liberado no site do órgão, utilizando a senha individual de serviços online e o número do agendamento do contabilista ou empresa em questão. O e-mail contém todas as informações necessárias para iniciar o processo de fiscalização eletrônica e o próprio sistema vai conduzindo o usuário no preenchimento dos documentos necessários. Quando o contabilista finaliza o procedimento, inicia-se a análise das informações fornecidas pelos contabilistas pela equipe de fiscais do CRCPR. Na segunda fase, um percentual de empresas, escolhidas aleatoriamente, recebe um novo e-mail, em que lhes são solicitados: verificação da contabilidade, contratos de prestação de serviço e DECORE, bem como o envio ao CRCPR dos respectivos documentos, preferencialmente em formato digital.

Arapongas

Cianorte