Concorra a livros participando de pesquisa sobre uso de TI

Participe da pesquisa “Avaliação do uso da Tecnologia da Informação (TI) na atividade dos profissionais contábeis”, respondendo ao questionário anexo e enviando a resposta ao endereço indicado, e concorra ao sorteio de onze livros de contabilidade. O estudo vem sendo desenvolvido no programa de mestrado da UFPR por Ricardo A. Antonelli, orientado pelo professor Lauro Brito de Almeida. “A participação dos profissionais é fundamental para que possamos identificar quais são os benefícios e dificuldades no uso da TI nos trabalhos individuais dos colegas. O tempo estimado para responder o questionário é de no máximo dez minutos é assegurado o anonimato”, afirma Ricardo.

Clique aqui e responda o questionário

Seu interesse pelo estudo deriva da observação dos avanços presenciados nos diversos campos do conhecimento nos últimos anos que induzem as organizações e as pessoas para que estejam em constante adaptação. Na verdade, as inovações, na busca de competitividade e desempenho, são intensas desde meados do século passado. TI é indiscutivelmente fator de sucesso organizacional.

Entender como a TI impacta nas organizações e nos seus agentes, no caso, contadores e técnicos contábeis, além de desafiador é uma rica oportunidade de estudos. O objetivo geral da pesquisa é identificar os benefícios percebidos decorrentes da adoção da TI no trabalho individual dos contadores e técnicos contábeis. Além disso, caracterizar as atividades individuais dos contadores e técnicos num contexto de TI, bem como suas dificuldades de utilização da TI na execução de suas tarefas; identificar as diferenças dos benefícios de acordo com: tipo de sistema que usam (ERP ou não), situação de implantação do software por eles utilizado, idade, tempo de experiência profissional, formação técnica (técnico ou bacharel em Ciências Contábeis), tamanho da organização de trabalha, por atividade desempenhada (perito, auditor, contador de empresas, assessor etc.), departamento que trabalho, tipo de organização; avaliar os benefícios e as dificuldades do uso da TI para diferentes categorias de contador e técnico de acordo com o nível de tomada de decisão, refletindo cargos de alta gerencia com cargos mais operacionais.

Antonelli buscou em periódicos nacionais e internacionais as tendências de publicações do impacto da TI, verificando que existem poucos estudos sobre a questão, principalmente no caso do impacto sobre o indivíduo, concluindo que uma pesquisa nessa linha é importante, já pela carência de pesquisas. Mas também pela necessidade de considerar o fator humano nos estudos da TI; entender melhor a relação da TI com a atividade dos contadores e técnicos; encontrar informações relevantes para a comunidade contábil utilizar em cursos, palestras e treinamentos para os contadores em pontos que este estudo achou deficitário; instituições de Ensino poderão se apropriar dos resultados desta pesquisa para talvez repensar suas ementas nas disciplinas de TI para os cursos de Ciências Contábeis.

Relação dos livros que serão sorteados dia 29/9/2011 pela loteria federal.

Livros
Autor(es)