O Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) e toda a comunidade contábil paranaense lamenta o falecimento do profissional contábil César João Abicalaffe, aos 82 anos, na última semana (17/4). Ocupante da Cadeira nº 23 da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) e professor visionário, Abicalaffe participou da introdução do Ensino à Distância no âmbito do Sistema CFC/CRCs, deixando seu nome inscrito para sempre na história das Ciências Contábeis do Paraná e do Brasil.

"(Contabilidade é) a profissão que me encantou no primeiro dia em que tive contato com ela, me decepcionou por um curto espaço de tempo, e depois deu sentido a toda a minha vida (...). Agora, tenho a imagem externa desgastada pelo tempo, mas com nunca mais de 18 anos na alma, graças à profissão que tem me desafiado até aqui", escreveu Abicalaffe, em 2019, para a Revista Abracicon.

César João Abicalaffe nasceu em Ponta Grossa, em 6 de junho de 1941. Ingressou na esfera contábil por incentivo de seu pai, que o presenteou com um curso técnico em Contabilidade. O profissional teve escritório próprio, trabalhou na Companhia Paranaense de Energia (COPEL), no Banco de Desenvolvimento do Paraná (BADEP) e foi diretor científico da Rede Nacional de Consultores/ Controllers Contábil-Financeiro (Renaccon). Posteriormente, ingressou na carreira acadêmica, tendo sido palestrante, autor de livros e professor da FAE por mais de 30 anos. Abicalaffe teve ainda grande influência no início do ensino à distância na área de contabilidade.

"Nos anos 2000, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) instalou antenas parabólicas em todos os regionais do país e realizou a primeira transmissão de curso a distância no âmbito do Sistema CFC/CRCs. Abicalaffe foi o palestrante que inaugurou essa ferramenta, ministrando a primeira aula", conta o diretor superintendente do CRCPR, Gerson Borges de Macedo. "Foi essa iniciativa que iniciou a democratização do conhecimento na área contábil brasileira, sendo o primórdio da educação online, atualmente, grande foco do CRCPR", completou.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.