A palestrante Letícia Sugai ministrou a palestra "Empreendedorismo Acadêmico: Compliance como Mecanismo de Mudança Cultural na Formação do Profissional Contábil"A Comissão de Coordenadores de Curso e Professores de Ciências Contábeis do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) promoveu, na última sexta-feira, dia 8 de novembro, a palestra "Empreendedorismo Acadêmico: Compliance como Mecanismo de Mudança Cultural na Formação do Profissional Contábil".

O evento, que teve o apoio da Divisão de Governança, Riscos, Compliance e Qualidade do CRCPR, reuniu 35 participantes, que foram recebidos no início da manhã pelo vice-presidente de Administração e Finanças, Laudelino Jochem e pela coordenadora da comissão, professora Melania Carnhelucci.

A palestra foi ministrada pela diretora do Instituto Parananense de Compliance, sócia da Veritaz e fundadora do movimento "Integridade vale a pena", a advogada Letícia Sugai. "Às vezes parece que o compromisso com a integridade é uma responsabilidade só das empresas – mas, na realidade, é de cada um de nós. Nós temos no Brasil, atualmente, uma grande oportunidade de escrever uma história diferente", explicou Letícia.

A palestrante falou ainda sobre conceitos de compliance, integridade, os benefícios de uma cultura organizacional bem definida e os desafios dos profissionais de contabilidade no contexto do mercado atual. "O mercado ainda passa por um estágio de amadurecimento das questões de compliance, isso faz com o que tema seja, nesses primeiros anos, vinculado ao empenho no combate à corrupção. A prevenção a riscos de fraudes, corrupção e outras condutas indesejáveis é fundamental, mas a verdadeira transformação e geração de valor agregado ocorrerá quando cada envolvido com o negócio entender, genuinamente, que ele também faz parte da grande mudança. É um desafio de gestão e de cultura para as empresas e profissionais", enfatizou a advogada.

A palestrante Letícia Sugai com os professores e coordenadores participantes Comissão dos Coordenadores e Professores de Cursos de Ciências Contábeis do CRCPR reúne-se para palestra sobre Compliance

A Comissão, criada em 2014, que tem como objetivo aproximar o CRCPR das Instituições de Ensino Superior (IES) é coordenada por Melania Carnhelutti, tem como coordenadora adjunta Luci Michelon Lohmann, e conta com os coordenadores e professores dos cursos de Ciências Contábeis das IES paranaenses como membros.