Complexidade do sistema tributário brasileiro e perspectivas da profissão são temas de palestras para estudantes
No auditório da Unibrasil, em Curitiba, mais de 100 estudantes de Ciências Contábeis da instituição receberam o presidente do CRCPR, Marcos Rigoni, que falou sobre as perspectivas da profissão contábil.
Professor Nivaldo Soares de Souza e o presidente do CRCPR Marcos Rigoni, na Unibrasil.
A palestra fez parte do XI EVINCI – Evento de Iniciação Científica. Segundo o coordenador do curso, Prof. Cesar Augusto Gaertner, "entre as importantes informações apresentadas pelo Sr. Marcos Sebastião Rigoni de Mello posso destacar que a contabilidade é uma das mais promissoras atividades profissionais da atualidade e os profissionais devem estar sempre atualizados".
Realidade tributária brasileira
O conselheiro efetivo do CRCPR, presidente do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) e membro da Academia de Ciências Contábeis do Paraná (ACCPR) João Eloi Olenike, ministrou ao longo do mês de outubro duas palestras para estudantes universitários de Ciências Contábeis sobre a complexidade do sistema tributário brasileiro.
A primeira palestra aconteceu no dia 13 de outubro na Faculdade Doutor Leocádio José Correa (Falec), em Curitiba, e reuniu cerca de 70 estudantes de diversos períodos. Segundo João Alfredo Lopes Nyegray, coordenador do curso de Ciências Contábeis da instituição, todo mês um renomado profissional é convidado a fazer uma palestra aos alunos. "O ponto alto da palestra foi a conscientização dos alunos a respeito do complexo cenário tributário do país e da necessidade de que o profissional contábil compreenda amplamente as questões fiscais", disse.
No dia 24, Olenike falou também a estudantes da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Campus Apucarana. A palestra fez parte das atividades do V EnAC – Encontro de Assuntos Contábeis, que a instituição, cujo diretor é o também conselheiro do CRCPR, Narciso Luis Rastelli, realizou entre os dias 24 e 26 de outubro, com palestras nos períodos matutino e noturno.
João Eloi Olenike, conselheiro do CRCPR, presidente do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) e membro da Academia de Ciências Contábeis do Paraná (ACCPR).