A contadora Eva Schran de Lima é a nova vice-presidente de Relações Sociais do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) para a gestão 2024-2025. Os vice-presidentes exercem atividade honorífica (não remunerada) e são eleitos pelo Plenário, entre os conselheiros ativos na Casa, para mandatos de dois anos.

Conforme estabelecido pelo Regimento Interno do CRCPR, compete à Vice-presidência de Relações Sociais representar o CRCPR em atividades de caráter social para as quais o Conselho seja convidado e zelar pelo cumprimento da política de relacionamento do CRCPR com os profissionais do estado. Além disso, coordena as ações relativas ao balanço social e à responsabilidade ambiental, assim como elabora e executa projetos voltados a ações sociais.

Nesta entrevista, Eva Schran conta um pouco da sua trajetória profissional e fala sobre seus planos e expectativas quanto ao trabalho à frente da Vice-presidência de Relações Sociais do CRCPR.

CRCPR Online: Poderia nos contar um pouco da sua trajetória profissional e envolvimento com o CRCPR?

Eva Schran de Lima (ESL): Em 2004, iniciei minha atuação como secretária no Sindicato dos Contabilistas de Guarapuava (Sincopuava) e fui cofundadora da subcomissão da Mulher Contabilista na cidade. Sempre realizei trabalhos com foco na representatividade da mulher. Além disso, possuo uma empresa contábil. Entre 2008 e 2015, ocupei o cargo de diretora regional do SESCAP-PR e participei da política, tendo sido vereadora e vice-prefeita. Em 2010, tive a honra de receber o Prêmio de Contabilista Emérita do Paraná, durante a 15ª Convenção Estadual dos Contabilistas do Paraná. No mesmo ano, iniciei minha jornada no CRCPR como delegada representante da região. Posteriormente, atuei como conselheira, membro da Câmara de Registro e representante do Paraná na Comissão CFC MUlher. Tive a oportunidade de conhecer muitas mulheres desse Brasil, tendo atuado como mentora das coordenadoras estaduais do Paraná, Piauí, Pernambuco, Sergipe, Ceará e Pará. Em 2024, fui convidada a integrar o Conselho Diretor, como vice-presidente de Relações Sociais. Muito me honra a oportunidade de estar a serviço do CRCPR e da classe contábil do meu estado.

CRCPR Online: Qual é a sua visão em relação ao papel desempenhado pelo CRCPR junto à profissão contábil no estado?

ESL: O CRCPR é forte, atuante e presente junto à classe contábil. Desempenha com maestria as funções vitais de registro, fiscalização e educação continuada, atualizando e trazendo conhecimento de todas as áreas relevantes para nossa profissão. O Conselho traz as diretrizes que norteiam a atuação para os bons profissionais paranaenses. Tudo o que precisamos, encontramos no CRCPR, no qual é possível sanar dúvidas, realizar cursos e obter muito conhecimento. Hoje, pela forma que o CRCPR atua, em suas mídias sociais e na TV CRCPR, por exemplo, a entidade está muito presente dentro de nossa casa. Então, vejo o CRCPR como uma autarquia que faz o melhor pela classe contábil.

CRCPR Online: Como se sente ao assumir a Vice-Presidência de Relações Sociais? Quais são suas expectativas e objetivos?
ESL: Sinto-me muito honrada por assumir a vice-presidência de Relações Sociais, por ser um espaço de liderança oportunizado a uma mulher. Minha expectativa, juntamente com o nosso presidente Everson, o Conselho Diretor, conselheiros e conselheiras, o diretor-superintendente e o quadro de colaboradores, bem como a classe contábil, é zelar pelo excelente patamar que o CRCPR já mantém no Paraná e no Sistema CFC/CRCs. Almejamos avançar cada dia mais para ser uma entidade sustentável. As Relações Sociais trabalham de forma transversal com outras câmaras da entidade, conselheiros e toda a classe contábil. Pretendo realizar um trabalho diferenciado, estando próxima dos delegados representantes e comissões de trabalho, para desenvolvermos ações conjuntas em prol de um CRC sustentável. Nós, da classe contábil, podemos fazer melhor e diferente, pensando em como incorporar a sustentabilidade em nosso dia-a-dia. Como Conselho, devemos fornecer as diretrizes para um ambiente de negócios e um mundo melhores, buscando o legado que queremos deixar para gerações futuras. O meu objetivo é que, juntos, olhemos para um CRCPR a cada dia mais sustentável, um Paraná mais sustentável.

CRCPR Online: Quais são seus anseios e perspectivas para a comunidade contábil durante o seu mandato?

ESL: Tenho um convite para vocês, contador e contadora, que muitas vezes se sentem sozinhos nos desafios da nossa profissão, participem de associações de contadores e sindicatos. É uma forma de se fortalecerem. E, claro, conheçam também o CRCPR. Estamos dispostos ao diálogo e a receber sugestões, via entidades ou individualmente. Dentro daquilo que é de nossa alçada, enquanto função do CRCPR, atenderemos. Então, explorem os produtos que oferecemos e tenham certeza de que farão um excelente trabalho.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.