Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Comitiva do CRCPR visita cidades do Norte Pioneiro.

Demora de mais de 30 dias na obtenção de alvará de empresas, dificuldades no relacionamento com a Receita Federal, má qualidade do ensino da contabilidade, incentivo para que o contabilista busque a atualização contínua, aviltamento de honorários, necessidade de melhorar a imagem e a representatividade da classe e solicitação de cursos de treinamento foram as principais reivindicações dos contabilistas de Cambé, Santo Antônio da Platina, Jacarezinho, Bandeirantes, Cornélio Procópio e Assaí, durante as visitas que o presidente do CRCPR, Paulo Caetano, fez às cidades, nos dias 29, 30 e 31 de julho, acompanhado da vice-presidente de Desenvolvimento Regional do CRCPR, Lucélia Lecheta, conselheiro Paulo Júlio Coelho de Lima e o diretor superintendente Gerson Borges de Macedo.

Esta é a terceira etapa do programa Fale com o Presidente, lançado em junho, com o objetivo de aproximar mais o Conselho da classe contábil e dar conta do que a entidade vem fazendo, em particular na área da fiscalização, e ainda de encaminhar soluções de problemas que venham afetando o trabalho dos contabilistas na região.

As visitas começaram por Cambé, quando foi avaliada a indicação de um delegado para a cidade, prosseguindo em Santo Antônio da Platina, onde os contabilistas pediram apoio ao CRCPR para reduzir o tempo de abertura de empresas, que está levando até 40 dias, com agravamento dos problemas por causa do fechamento do posto da Receita Federal, transferido para Jacarezinho. Houve críticas também à qualidade do ensino do curso de Ciências Contábeis local e o compromisso de reativar a associação de contabilistas para enfrentar situações como essa, incentivar a educação continuada, desestimular o aviltamento de honorários, melhorar a imagem do contador, a união e a representatividade da classe.

Em Jacarezinho, além dos contabilistas, a reunião contou com a participação especial da prefeita Tina Toneti. Novamente, as principais discussões foram sobre o funcionamento dos órgãos públicos, se bem que na cidade não há problema com o alvará, liberado rapidamente de modo provisório, ficando pendente a vistoria de órgãos como Bombeiros, Vigilância Sanitária, quando é o ocaso. Todavia, atendimentos mais complexos da Receita Federal são feitos por fax enviado a Londrina, com o retorno em ligação a cobrar.

A principal preocupação dos contabilistas de Bandeirantes, Cornélio Procópio e Assai é com programas de treinamento. Eles solicitaram ao CRC cursos sobre Speed Eletrônico, a Lei 11638 e a responsabilidade civil do contador.



Santo Antônio da Platina


Jacarezinho


Jacarezinho


Assaí


Bandeirantes


Cornélio Procópio