Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Comitê de Olho na Transparência formata evento para divulgar os resultados

Portais da Transparência: o que são e formas de acesso à população, é o tema do evento que acontecerá em setembro, no SESCAP-PR

Criado em maio de 2015, com o objetivo de estimular a participação social e dar efetividade à Lei da Transparência e à Lei do Acesso à Informação, o Comitê De Olho na Transparência (COT) conquistou importantes avanços neste período por meio da análise dos portais públicos quanto ao cumprimento da lei, enviando ofícios solicitando providências dos órgãos.

Essa iniciativa, que envolve o Conselho Regional de Economia do Paraná (CORECONPR), Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (SESCAP-PR), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Paraná, Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) e apoio do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), obteve importantes resultados.










imagem






Para tornar pública a efetividade deste trabalho, representantes das entidades estiveram reunidos na manhã de quarta-feira (30), no CORECONPR, para definir a programação do encontro, que terá como tema “Portais da Transparência: o que são e formas de acesso à população”.

O evento, programado para o final de setembro, no SESCAP-PR, contemplará relatos do que o Ministério Público, o Governo do Estado, a Sanepar e a Companhia Paranaense de Energia (Copel), entre outras instituições, estão fazendo em atendimento às sugestões Comitê. Na exposição, serão destacados para a população os avanços das informações nos portais da transparência. O evento pretende reunir nomes importantes da administração pública.

De acordo com o economista e assessor da presidência do CORECONPR, Gilberto Miranda, que atualmente preside o COT, o trabalho do grupo está sendo realizado de forma transparente e os objetivos estão sendo alcançados de forma rápida, o que demonstra a efetividade e comprometimento das entidades envolvidas para garantir a transparência da administração pública em benefício da sociedade.

Ainda em pauta, esteve a divisão de grupos de trabalho para análise dos portais da transparência das prefeituras com habitantes entre 100 e 200 mil, para verificar se elas estão em conformidade com a Lei da Transparência, processo já realizado com municípios maiores do Estado.

Participaram da reunião, Gilson Strechar (SESCAP-PR), Laerzio Chiesorin Jr (OAB-PR), João Elói Olenike (CRCPR/IBPT) e Gilberto Miranda (CORECONPR).

A próxima reunião está programada para o dia 20 de setembro, na OAB-PR.


Fonte: CORECONPR