Notícias

Mais de 600 portais da transparência já foram analisados, com vistas a facilitar o acesso da população às informações sobre as contas públicas municipais, estaduais e de estatais 

No dia 6 de maio, o Comitê de Olho na Transparência (COT) comemora seis anos de atividade. Criado em 2015, a partir da assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre a Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná – OAB/PR, o Conselho Regional de Contabilidade (CRCPR), o Conselho Regional de Economia do Paraná (CoreconPR), o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (SESCAP-PR) e pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT). As entidades vêm, desde então, se alternando periodicamente na coordenação das atividades. 

O trabalho e foco principal do COT é estimular a participação social e dar efetividade à Lei de Transparência (Lei 131/2009) e a Lei do Acesso à Informação (Lei 12.527/2011). Desde a sua criação, o COT já realizou mais de 600 análises técnicas de portais da Transparência de municípios paranaenses, empresas públicas e de capital misto do Estado, de Câmaras Municipais, órgãos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário atuantes no Paraná e das próprias entidades que compõem o comitê, fornecendo, por meio de ofícios, orientações e sugestões para a correção de falhas e inconsistências, sempre visando facilitar o acesso do cidadão paranaense às informações quanto à aplicação dos impostos pagos pela população. Mais de 90% dos ofícios encaminhados tiveram as sugestões e orientações acatadas e implementadas.  

Outra conquista importante foi a criação do Guia de Acesso à Informação no Âmbito da Administração Pública, além de um site com as informações atualizadas sobre as atividades do comitê.  

Atualmente, o COT conta com a seguinte composição é presidido por Gilberto Coelho de Miranda Junior (CoreconPR) e conta com os seguintes integrantes: do CorenconPR, Carlos Magno Andrioli Bittencourt; Celso Bernardo; Juarez Trevisan; e Claudio Santana Shimoyama. Do CRCPR, Antonio Moacir Pozzobon; João Eloi Olenike (CRCPR/IBPT); e Laércio Osório Tissot. Da OAB-PR, Maria Fernanda Mikaela Gabriela Bárbara Maluta; Waldir Franco Félix Júnior; e Geovane Couto da Silva. E do SESCAP-PR, Allan Lukas Jucovski; Euclides Locatelli; eGilson Strechar. 

Na manhã da última quarta-feira, 5, o comitê realizou sua reunião mensal, que vem sendo feita de forma virtual desde o início da pandemia do novo coronavírus, assegurando a continuidade dos trabalhos. 

“Parabéns aos atuais integrantes e a todos os que já fizeram parte do Comitê de Olho na Transparência. É importante destacar que todos atuam de forma voluntária, tendo como único interesse fazer a sua parte para garantir que os recursos públicos sejam bem aplicados e que a sociedade possa facilmente localizar e entender a prestação de contas quando à maneira como os impostos pagos pelos cidadãos são aplicados pelo setor público no Paraná”, saúda o presidente do CRCPR, Laudelino Jochem. 

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.