As Comissões Temáticas do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) receberão registros de candidatura entre os dias 21 de novembro e 1º de dezembro de 2023. Podem se inscrever contadores e técnicos em contabilidade que estejam interessados em integrar os grupos de trabalho para contribuir, de forma voluntária, com os objetivos institucionais de cada uma delas. No processo, serão selecionados quatro novos integrantes para cada um dos grupos de trabalho, com atuação prevista a partir do início de 2024.  As condições e requisitos de participação estão previstos no Edital nº 01/2023 – Chamamento Público, disponível na íntegra aqui

"Muita gente nos aborda querendo saber como fazer para participar e opinar sobre as atividades do CRCPR. Sempre digo que as comissões são uma grande porta de entrada para novos talentos dispostos a deixar a sua marca na profissão. Eu mesmo trabalhei em diversas comissões antes de fazer parte do Conselho Diretor do CRCPR e sequer de sonhar em me tornar presidente. Por exemplo, na Comissão do Empresário Contábil e na dos Profissionais da Área Cooperativista. Também fui coordenador das comissões, uma figura muito importante, pois promove o alinhamento entre os diversos grupos e facilita o fluxo de trabalho entre as comissões e a administração da entidade. Conheço de perto o potencial que esses grupos de trabalho possuem, pois testemunhei e pude participar de ações que trouxeram resultados concretos como mudanças legislativas, de normas contábeis e até mesmo de mentalidade, sem falar na realização de alguns dos eventos técnicos mais bem sucedidos do CRCPR e, ouso dizer, no âmbito do Sistema CFC/CRCs", assegura o presidente da entidade, Laudelino Jochem.

Para se inscrever:

As candidaturas e respectivos documentos devem ser enviados, dentro do prazo estabelecido, por:

• E-mail (tamanho até 6Mb), para o endereço eletrônico candidato.comissao@crcpr.org.br, desde que assinados digitalmente e declarados como autênticos, sob as penas da lei.

• Meio físico (pessoalmente ou por correio), devidamente assinados, nas sedes do CRCPR em Curitiba, Cascavel, Londrina, Maringá e Ponta Grossa (confira aqui endereços e horários de funcionamento)

Todos os pedidos recebidos no prazo serão analisados e conferidos por uma comissão de seleção. As candidaturas que atenderem aos requisitos do edital serão encaminhadas ao presidente do CRCPR, para que ele faça a escolha final. Os escolhidos serão contatados e, havendo concordância, o CRCPR fará as nomeações por meio de portaria.

“Ainda que o trabalho nas comissões temáticas do CRCPR seja voluntário, os integrantes têm oportunidades únicas de estabelecer e fortalecer suas redes de relacionamentos profissionais. Além disso, grande parte das atividades resulta na realização de eventos transmitidos pela TV CRCPR, nosso canal no YouTube, um dos mais populares e bem-conceituados entre os conselhos de contabilidade do país, que já conta com cerca de 22 mil inscritos. Esse alcance proporciona aos integrantes das comissões a oportunidade de tornar sua atuação reconhecida nacionalmente”, avalia a coordenadora geral das comissões do CRCPR, conselheira Ariane Yumi de Almeida Rocha.

Requisitos:

Quem tiver interesse em participar das Comissões de Trabalho do CRCPR, precisa atender aos seguintes critérios:

•  Ser profissional da contabilidade (contador ou técnico) e estar com o registro ativo e regular no CRCPR, inclusive referente à organização contábil da qual seja sócio ou proprietário (se for o caso);
  • Não ter, nos últimos 5 anos, sofrido penalidade disciplinar ou ética, transitada em julgado, precedida de processo de fiscalização, aplicada por Conselho de Contabilidade.

Sobre as Comissões de Trabalho do CRCPR

As Comissões Temáticas de Trabalho do CRCPR são criadas pelo presidente da entidade para desempenhar atividades como: assessoramento técnico; elaboração de estudos, pesquisas trabalhos técnicos; desenvolvimento de parecer e realização de eventos voltadas às respetivas áreas de atuação; promoção de atividades de interação com a sociedade em temas de interesse; e atuações estratégicas de interesse institucional.

Todos os integrantes participam de forma voluntária (não remunerada), aplicando seus conhecimentos a serviço da profissão contábil, tendo sempre como balizadores os objetivos institucionais do CRCPR - registro, fiscalização e desenvolvimento profissional.

O funcionamento desses grupos e das reuniões de trabalho deve seguir o estipulado no Regulamento Geral das Comissões (Portaria CRCPR nº 005/2020), e em portarias específicas de cada Comissão.

Conheça as atuais Comissões Temáticas de Trabalho do CRCPR clicando nas respectivas logomarcas: