Comissões movimentam CRCPR

Nesta quinta-feira, o Conselho Regional de Contabilidade (CRCPR) fomentou e foi sede de reuniões e comissões de diversos segmentos da área contábil: Comissão do Profissional Contábil da Área Cooperativista; Comissão do Empresário Contábil Paranaense; Comissão de Educação Profissional Continuada; e Reunião da Câmara de Desenvolvimento Profissional.

Pela manhã, ocorreu a reunião da Comissão do Profissional Contábil da Área Cooperativista, que contou com a presença do coordenador da comissão, conselheiro e vice-presidente de Administração e Finanças do CRCPR, Laudelino Jochem, e pelos profissionais indicados pelo Sistema OCEPAR, os contadores José Ronkoski, Devair Antonio Mem, Claudiomiro Rodrigues e Alcir Sebastião Ribeiro. O presidente do CRCPR, Marcos Rigoni, e o diretor superintendente, Gerson Borges de Macedo, também participaram da reunião. Essa comissão, criada em 2016, tem como foco a divulgação dos princípios do cooperativismo, bem como, a realização de estudos, eventos, acompanhamentos e divulgações acerca das novidades advindas da atuação contábil nesse ramo, inclusive, com reflexos tributários e societários.

Comissão do Profissional Contábil da Área Cooperativista

Já a Comissão do Empresário Contábil Paranaense, criada em janeiro, tem como objetivo a interação com os profissionais empresários contábeis, bem como a busca de aprimoramento da atuação empresarial do profissional contábil, a realização de estudos, eventos, acompanhamentos e divulgações sobre este segmento. A comissão também realizou reunião hoje, na qual compareceram o presidente do CRCPR, Marcos Rigoni; o coordenador da comissão, o conselheiro Laudelino Jochem; também o empresário contábil Michel Melhem, e os representantes do Sindicato das Empresas de Serviço Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (SESCAP-PR): Mauro Cesar Kalinke, Rita de Cássica Dias Gomes e Jaime Junior Silva Cardoso.

Comissão do Empresário Contábil Paranaense

Nesta quinta também, na reunião da Comissão de Educação Profissional Continuada, ocorreu o relato de dez processos de credenciamento de capacitadoras e cursos no âmbito do Programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Com foco nas disposições constantes da NBC PG 12 (R2) – Educação Profissional Continuada, uma das finalidades desta comissão é a análise e o credenciamento das capacitadoras e de cursos de atualização, inclusive para pontuação de auditores independentes, profissionais de grandes empresas e peritos, na forma regulada pelo CFC. Participaram da reunião o coordenador da comissão e Vice-Presidente da Câmara de Desenvolvimento Profissional, Roberto Aparecido Santos; a conselheira Denise Maria de Oliveira (Vice coordenadora); os membros Roberto Marques Figueiredo e Evenilson de Jesus Balzer; os colaboradores do CRCPR Luiz Cesar Almeida e Iran Luiz Cordeiro. A comissão recebeu também neste dia a visita de dois integrantes da nova Comissão de Educação Profissional Continuada do CRC de Santa Catarina, Danielly da Cunha e Renato Feijó.

Ainda no dia 24, ocorreu a Reunião da Câmara de Desenvolvimento Profissional para apreciar sete processos referentes ao Edital de Chamamento Público para Cadastro de Patrocinadoras para Iniciativas do CRCPR Voltadas à Educação Profissional Continuada 001/2017. Participaram o Vice-Presidente da Câmara Roberto Aparecido Santos, e os conselheiros Denise Maria de Oliveira, Jefferson Paulo Martins e Sebastiao Valdeci Galvão. Clique aqui para ter acesso ao edital.