Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Pandemia derrubou o volume médio de doações em 10% em todo o país e Paraná já necessitou de remanejamento de bolsas pelo Plano Nacional de Contingência de Sangue

Fontes: Agência de Notícias do Paraná, Hemepar, Agência Brasil, G1 e Bem Paraná


Com as medidas de prevenção contra o coronavírus, desde 2020 os bancos de sangue do estado do Paraná enfrentam problemas de abastecimento, e no inverno índice de doações diminuem mais ainda. O incentivo à doação de sangue é uma orientação nacional das comissões do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e da Comissão da Mulher Contabilista. Neste sentido, as comissões estaduais lançaram, no início de junho, uma campanha que incentiva os profissionais da contabilidade do Paraná a realizaram doações de sangue, realizada nas redes sociais do CRCPR. A ação contou com artes específicas para o 14 de junho, Dia Mundial do Doador de Sangue, postadas durante o último fim de semana, com repercussão bastante positiva entre os internautas. “Na época do inverno, a queda das doações se acentua, razão pela qual é fundamental que realizemos campanhas como essa para conscientizar as pessoas de que cada doação pode ajudar a salvar até quatro vidas”, observa o coordenador da Comissão do PVCC no Paraná, Francisco Savi. Nessa época, devido ao frio, ao aumento de incidência das doenças respiratórias e às férias escolares, é comum que os responsáveis pelos hemobancos aparecerem em reportagens em todas as mídias relatando a baixa dos números de doações e incentivando a população a doar.

Dia Mundial do Doador de Sangue

A data, 14 de junho, foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014, para homenagear o nascimento do imunologista austríaco Karl Landsteiner, que descobriu o Fator RH ( + ou - ) e identificou as diferenças entre os tipos sanguíneos (A, B AB e O). Homenageia também os voluntários que ajudam a salvar vidas por meio da doação de sangue.

Quem pode doar

Para fazer doações de sangue, o voluntário deve observar os seguintes critérios:

  • Estar bem de saúde;
  • Ter entre 16 e 69 anos – menores de 18 anos precisam levar a documentação necessária e o formulários de autorização preenchido por um responsável;
  • Pesar no mínimo 50 kg;
  • Estar descansado(a) e alimentado(a);
  • Pós-vacinação contra a gripe: esperar 48 horas;
  • Pós-vacinação contra a Covid-19: 
    • Caso tenha recebido a Coronavac, esperar 48 horas. 
    • Para as demais vacinas (Pfizer e AstraZeneca), aguardar sete dias;
  • Pós-Covid-19: somente passados 30 dias após a recuperação clínica completa
O ideal é que cada pessoa doe sangue pelo menos duas vezes ao ano. 

Conscientização nacional 

Para incrementar o estoque de sangue do país, que teve uma redução de 10% desde o início da pandemia de Covid-19, o Ministério da Saúde também lançou, no último sábado (14) uma campanha de âmbito nacional. Apesar da queda, o órgão informou que não houve desabastecimento, pois foi possível remanejar bolsas de sangue entre os estados conforme a demanda, como prevê o Plano Nacional de Contingência de Sangue. "Infelizmente, o Paraná é um dos nove estados que necessitaram fazer solicitações de remanejamento ao Ministério da Saúde em 2020, razão pela qual é importantíssimo este esforço de conscientização que estamos fazendo", explica Savi.

No Paraná


A rede do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) é responsável pela coleta, armazenamento, processamento e distribuição de sangue para 385 hospitais públicos, privados e filantrópicos do Paraná. O Hemepar de Curitiba é a unidade central e conta com apoio de quatro hemocentros regionais (Guarapuava, Cascavel, Maringá e Londrina), oito hemonúcleos (Ponta Grossa, Pato Branco, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Campo Mourão, Umuarama, Paranavaí e Apucarana) e nove unidades de coleta e transfusão (Paranaguá, Irati, União da Vitória, Cianorte, Cornélio Procópio, Jacarezinho, Toledo, Telêmaco Borba e Ivaiporã). 

Como é um serviço essencial para a sociedade, a rede Hemepar segue funcionando normalmente de segunda a sábado (das 7h30 às 18h). Caso os doadores não agendem horário online, as unidades orientam contato telefônico prévio para informações sobre o movimento. O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) está trabalhando com um sistema online de agendamento para doação de sangue nas unidades: Curitiba, Cascavel, Maringá, Pato Branco, Ponta Grossa e Toledo. Os doadores dessas cidades podem entrar no Paraná Inteligência Artificial (PIÁ), sistema de serviços públicos do Estado, para marcar horário. Basta acessar o site, entrar na Guia de Serviços> Saúde> Doações ou clique aqui. A solução foi construída no ano passado pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) após as recomendações para isolamento social. “O sistema é rápido, fácil e é uma alternativa diante da crise. O sistema online gerou boa adesão e esperamos que a adesão aumente nos próximos dias”, afirmou Liana Andrade Labres de Souza, diretora da rede Hemepar. 

Doe Sangue Pelo Esporte

A Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Hemepar, e em parceria com a Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba, lançou em 1º de junho a Campanha “Doe Sangue Pelo Esporte”. Atletas, familiares e amigos são o público-alvo prioritário da campanha, mas toda a comunidade pode participar. Até o dia 31 de julho, quem fizer o cadastro como doador de sangue e de medula óssea no Hemepar concorrerá a camisas dos times paranaenses autografadas pelos jogadores. “Por ser ano olímpico outras modalidades também estão participando da campanha. Caso o doador queira, poderá escolher brindes de esportes como futebol americano, judô ou beach tennis, por exemplo”, informa a diretora do Hemepar.

Saiba mais sobre doação de sangue no Paraná, clicando aqui!

Além do Hemepar, confira mais alguns locais que recebem doação de sangue em Curitiba:

 Hemobanco 

Atendimento: de segunda- feira a sexta-feira, das 8h às 16h e sábados, das 8h às 12h.

Agendamento online - Clique aqui!

Site: http://hemobanco.com.br/site/agendamento-de-doacoes/#atendimento 

Endereço: Rua Capitão Souza Franco, 290, Batel  - Curitiba.

 Hospital Erasto Gaertner 

Atendimento: de segunda a sexta- feira, das 10h às 17h e sábados, das 8h às 12h.

Agendamento telefônico: (41) 3361-5038

Site: https://erastogaertner.com.br/pagina/banco-de-sangue

Endereço: Rua Doutor Ovande do Amaral, 201, Jardim das Américas - Curitiba.

 Banco de Sangue Instituto Pasquini de Hemoterapia e Hematologia 

Atendimento: de segunda a quinta-feira, das 8h às 18h. Sábado8h às 12h,

Agendamento telefônico: (41) 3240-6578

Site: https://www.hnsg.org.br/servicos/banco-de-sangue/

Endereço: Rua Alcides Munhoz, 433, Mercês - Curitiba.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.