Comissão planeja eventos para peritos

Com a presença do coordenador da Câmara de Desenvolvimento Profissional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Nelson Zafra, a reunião que a Comissão de Peritos do CRCPR realizou, na última segunda-feira, 4, no CRCPR, concentrou a discussão em torno do cadastro de peritos, o Programa de Educação Profissional Continuada para o segmento e o Exame de Qualificação Técnica, que entram em vigor no ano que vem.

Nelson Zafra esclareceu inúmeros aspectos dessa pauta que – pondera Marcello Crispiniano Padula - obriga a comissão a pensar e planejar eventos que possam atender a necessidade dos peritos paranaenses em 2017. No dia seguinte à reunião, ele esteve conversando com a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPR, Elizangela de Paula Kuhn, para esclarecer mais detalhes e tentar definir uma agenda prévia.

Marcello Crispiniano Padula, Iran Luiz Cordeiro, Nelson Zafra, Renê Miguel Reque Filho, Roberto Marques de Figueiredo

Sobre o Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC), criado esse ano pelo CFC, agrupando profissionais habilitados e qualificados, há prazo para inscrição até 31 de dezembro de 2016, sendo necessário apenas comprovar experiência, indicar a especificação da área de atuação, o estado e o município em que se pretende exercer a atividade. Depois de inscrito, para permanecer nele, será preciso cumprir o Programa de Educação Profissional Continuada, em fase de regulamentação.

Para consultar ou solicitar inscrição no CNPC CLIQUE AQUI.

Está sendo elaborada ainda uma NBC – a NBC PP 02 – sobre a adoção de exame de qualificação técnica para perito contábil. Sugestões, a propósito, podem ser enviadas até 27 de julho ao CFC. A medida prevê a realização de teste para aferir o nível de conhecimento e a competência técnico-profissional necessários ao contador que pretende atuar na atividade de perícia contábil, cabendo à Vice-Presidência de Desenvolvimento Profissional e à Comissão Administradora de Exame (CAE) a elaboração da prova. As regras sobre o exame deverão entrar em vigor em 1º de janeiro de 2017.

Embora a preocupação maior da comissão seja em relação aos desafios para o ano que vem, quando, além do Exame de Qualificação Técnica e a adoção do Programa de Educação Continuada para Perito exigirão dos profissionais cadastrados acompanhamento de eventos de educação que somem até 40 pontos no ano, está prevista para esse ano a realização de um fórum de perícia e uma palestra sobre as novidades para a área de perícia do novo Código de Processo Civil. Já está igualmente programado um fórum de perícia durante a 17ª Convenção dos Contabilistas do Paraná, em maio de 2017, em Foz do Iguaçu.

Clique aqui para acessar a minuta da NBC PP 02 sobre o exame de qualificação técnica para perito contábil. Sugestões e comentários podem ser enviados até 27 de julho para o email ap.nbc@cfc.org.br.