O Paraná foi representado no encontro pelo coordenador da Comissão Estadual do PVCC, Francisco Savi (A partir da esq. 4º da fila de trás)

Integrantes da Comissão Nacional e estaduais do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), mantido pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), reuniram-se na terça-feira (26/6),  em Brasília (DF), para apresentação do programa aos novos membros e para definição do plano de trabalho para os próximos anos.

O conselheiro do CFC e coordenador nacional do programa, Elias Caddah, disse, ao abrir os trabalhos que "a reunião tem o objetivo de alinhar o pensamento da gestão com os representantes de cada Estado para que as metas sejam atingidas". Segundo Elias, o PVCC é um dos programas mais importantes do CFC. "Conseguimos importantes parcerias ao longo desses anos que projetaram, ainda mais, a importância da contabilidade no cenário contábil social brasileiro".

Caddah aproveitou a oportunidade para apresentar o papel do PVCC e os seus respectivos subprogramas. Segundo ele, o programa de voluntariado visa sensibilizar os profissionais da contabilidade sobre a importância das ações de voluntariado para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. "Por meio do programa, a classe contábil disponibiliza seus conhecimentos em ações sociais de voluntariado organizado, registrando, mensurando e avaliando os resultados das atividades voluntárias empreendidas pelos profissionais da contabilidade". Atualmente, o PVCC é composto por mais de 7500 voluntários.

Os subprogramas do PVCC apresentados por Caddah são Educação Fiscal, com os Núcleos de Apoio Contábil Fiscal (NAF) e destinação do Funcriança e Fundo do Idoso; Educação Financeira; os Observatórios Sociais e as ações de voluntariado.  No período da tarde, a comissão discutiu sobre os relatórios das ações e, na ocasião, o conselheiro do CFC e vice-presidente do Observatório Social do Brasil, Pedro Gabril, falou sobre a capacitação para  mobilização, criação e gestão dos Observatórios Sociais.

O Programa de Voluntariado da Classe Contábil foi criado há mais de dez anos, na gestão da ex-presidente Maria Clara Cavalcante Bugarim. A primeira ação ocorreu durante o 18º Congresso Brasileiro de Contabilidade, realizado em agosto de 2008, na cidade de Gramado (RS), ocasião em que o CFC firmou parceria, com a organização não-governamental Ação Fome Zero, com a finalidade de viabilizar o apoio do Sistema CFC/CRCs ao programa Nacional de Alimentação Escolar.

O Paraná foi representado no encontro pelo coordenador da Comissão Estadual do PVCC, Francisco Savi.

Fonte: CFC