Na tarde do dia 26 de maio, terça-feira, a Comissão Nacional da Mulher Contabilista (Comissão Nacional de Aprimoramento Técnico-Cultural da Mulher Contabilista) reuniu-se por videoconferência, com as coordenadoras das Comissões Estaduais da Mulher Contabilistas dos Conselhos Regionais de todo o Brasil. O objetivo foi discutir os padrões nacionais para definição de metas e alinhamento de campanhas feitas em cada estado.

WhatsApp Image 2020-05-26 at 20.15.38.jpeg

“Cada comissão fará a escolha da campanha que for mais adequada para seu público local. Já previmos ações sobre doações de sangue, de leitematerno, de cestas básicas e de fraldas geriátricas, mas nosso maior foco é trabalhar na doação de nosso conhecimento e serviços, como por exemplo auxiliando profissionais da saúde no preenchimento da declaração de imposto de renda, amparando pessoas carentes na obtenção do auxílio emergencial e apoiando colegas da área contábil que estejam com dificuldades de superar a crise”, explicou Nilva Amalia Pasetto, representante do Estado do Paraná no Conselho Federal de Contabilidade (CFC), que assumiu a coordenação da Comissão Nacional da Mulher Contabilista em novembro de 2018.

As participantes aprovaram ainda a proposta de iniciar todas as reuniões das comissões com uma oração de autoria da coordenadora da Comissão Nacional:

Christina & Sander.png

Mulher Contabilista do Paraná

A Comissão da Mulher Contabilista do CRCPR já realizou alguns encontros virtuais para discutir a continuidade e adequação das ações previstas ante a nova realidade imposta pela pandemia do novo coronavírus. A mais recente aconteceu na segunda-feira, 18/5, e teve como pauta a nova composição da comissão, determinada pela Portaria CRCPR 033/2020, as mudanças no formato das ações, conforme instruções da coordenação geral das comissões do CRCPR, e da readequação do Plano de Trabalho da Comissão para 2020/2021, incluindo nova data e formato para o Fórum da Mulher Contabilista, que estava agendado para 27/03/2020 e teve que ser suspenso devido à pandemia, a Corrida e Caminhada do Contabilista, Outubro Rosa, produção de um eBook resgatando as realizações da Comissão da Mulher Contabilista do CRCPR desde a sua criação, em 2003, e a realização de eventos virtuais sobre temas pertinentes aos objetivos da comissão, com transmissão ao vivo ou publicação de gravações nas redes e mídias sociais do CRCPR, além da produção de artigos para publicação.

"Até o fim de maio, apresentaremos nosso plano de ação para a coordenação das comissões e, em breve, as contabilistas de nosso estado já poderão contar com eventos online, participar de ações sociais específicas para o público feminino e ter acesso a materiais que produziremos visando à qualificação profissional e ao desenvolvimento de lideranças femininas", antecipa a vice-presidente de Relações Sociais do CRCPR, Denise Maria de Oliveira, que coordena a comissão no estado.

Composição atual

Denise Maria de Oliveira (coordenadora), Elenice Cácia Bittencourt Teixeira, Gisele Martins Machioski,Juliana Bertol Guedes, Márcia Cristina de Almeida, Mariza Pante Ferreira, Mirian da Silva Braz, Ormélia Tereza daSilva, Rosemeri Petzold, Simone Glaci Ramos e Jeruza Moura Burges.

*União e aliança entre mulheres, baseado na empatia e companheirismo, em busca de alcançar objetivos em comum.