Comissão Intersindical do CRCPR reúne sindicatos em Foz.

Ampliar a parceria entre o CRCPR e os sindicatos, em torno de projetos comuns, a exemplo do Programa de Educação Profissional Continuada, o Programa Contabilizando o Sucesso e iniciativas de apoio ao Fundo da Infância com base na Lei de Incentivo Fiscal foram os principais assuntos da pauta da reunião da Comissão Intersindical do CRCPR, da qual fazem parte a Fecopar e representantes dos 17 sindicatos de contabilistas do estado.

Coordenada pelo presidente do CRCPR, Paulo Caetano, a reunião debateu inicialmente os problemas de Correio ocorridos no envio da contribuição assistencial à Fecopar, encartada na edição de agosto da Folha do CRCPR. Muitos contabilistas afirmam não ter recebido a guia de pagamento, ?o que comprometeu seriamente a iniciativa da federação com apoio do CRCPR?, disse o presidente da Fecopar, Divanzir Chiminacio. Houve sugestões para ser feita uma pesquisa junto aos contabilistas para verificar mais precisamente quem não recebeu.

Os cursos de atualização do Programa de Educação Continuada, realizados pelo CRCPR em parceria com os sindicatos, também foram amplamente discutidos, colocando-se a necessidade de avaliar o programa, que envolve a definição de temas e a escolha de treinadores por licitação. Doravante, segundo o presidente do CRCPR, essas definições serão tomadas em sintonia maior com os sindicatos. A mesma afinação é esperada para a retomada do Programa Contabilizando o Sucesso, suspenso em 2007, mas que será reaberto em 2009, enfim, nos mesmos moldes do projeto original; ? o que é bom porque o Contabilizando deu certo no Paraná. É um programa que vale por pelo menos duas especializações?, acrescenta Caetano.

O vice-presidente de Relações Sociais do CRCPR, Maurício Gilberto Cândido, solicitou aos líderes dos sindicatos apoio na iniciativa de destinar recursos oriundos do imposto renda devido aos Fundos de Direitos da Criança e do Adolescente, mais conhecidos como FIA. As destinações têm que ser indicadas nas declarações de renda tanto de Pessoa Física quanto Jurídica. A propósito, tramita no Congresso Nacional o Projeto de Lei 1938/07, do deputado José Fernando Aparecido de Oliveira (PV-MG), que permite aos doadores deduzir do Imposto de Renda as doações para os fundos de Direitos da Criança e do Adolescente no momento em que apresentarem a declaração na Receita Federal. Atualmente, só se pode abater do imposto as doações realizadas até o fim do ano-calendário de incidência. Pela proposta, o benefício só valerá para quem entregar a declaração no prazo.