Comissão Intersidical reúne-se em Guarapuava e discute Educação Continuada

Os presidentes dos 17 sindicatos que integram a Comissão Intersindical, presidida pela contadora Elizangela de Paula Kuhn, vice-presidente do CRCPR, estiveram presentes na reunião, que contou ainda com a participação do presidente da Fecopar, Divanzir Chiminacio, do presidente do CRCPR, Marcos Rigoni, e do diretor superintendente da autarquia, Gerson Borges de Macedo.

Presidida pela contadora Elizangela de Paula Kuhn, vice-presidente da Câmara de Desenvolvimento Profissional do Conselho Rregional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), a Comissão Intersindical reuniu-se na última sexta-feira (28/7) em Guarapuava.

O presidente do CRCPR, Marcos Rigoni, fez relato sobre os projetos em andamento na autarquia e comentou diversos temas que afetam a classe contábil no âmbito nacional, estadual e municipal. Na sequência, Elizangela fez uma apresentação sobre a norma de educação continuada NBC PG12-R2, que sofreu importantes alterações no ano passado. "Além dos peritos, todos os auditores foram submetidos à educação continuada, bem como os responsáveis técnicos pelas demonstrações contábeis ou que exerçam funções de gerência e chefia no processo de elaboração das demonstrações contábeis de empresas consideradas de grande porte. Nossa maior dificuldade tem sido falar especificamente com esses profissionais, já que nenhuma entidade possui um cadastro específico. Por isso, contamos com colaboração de todas as entidades para divulgar esta mudança", explicou.

Alerta

Outro ponto importante da reunião foi o alerta de Elizangela sobre o fim do prazo para sugestões à minuta da norma que altera a Resolução CFC n.º 1.445/13, 31 de julho. Essa resolução dispõe sobre os procedimentos a serem observados pelos profissionais e organizações contábeis para cumprimento das obrigações previstas na Lei nº 9.613/98 (COAF). "A norma veio para ficar. Muitos a veem como uma obrigação a mais que o governo transfere para o contador, mas para o Conselho Federal de Contabilidade, trata-se de uma ferramenta de valorização da profissão. A audiência pública é uma oportunidade que temos de propor melhorias", disse.

Planos

Durante o mês de julho, o CRCPR realizou uma pesquisa junto aos profissionais que participaram dos cursos e palestras promovidos pela entidade, para identificar os pontos fortes, oportunidades de melhoria e para colher sugestões de temas de interesse para novos treinamentos. "Os resultados foram bastante positivos e já estamos trabalhando para incluir na programação do segundo semestre de 2017 e primeiro de 2018 eventos que abordem os temas sugeridos pelos profissionais".

A propósito da programação de 2018, a presidente de comissão também pediu sugestões de projetos para 2018, tendo em vista que o CRCPR já iniciou a elaboração do seu plano de trabalho para o próximo ano. "As sugestões devem ser encaminhadas ao longo do mês de agosto, pois precisamos encerrar fechar a questão do plano de trabalho até o início de setembro", informou.

Celebração

À noite, foram comemorados, ainda, os 25 anos de fundação do Sindicato dos Contabilistas de Guarapuava e região. O presidente Sadi Giongo recepcionou, com um jantar, diversas autoridades e colegas de todo o estado do Paraná, e prestou homenagens aos ex-presidentes da entidade. O presidente do CRCPR, Marcos Rigoni, discursou em nome do Conselho, parabenizando o sindicato e enaltecendo o trabalho que tem sido realizado ao longo desses 25 anos de atividade dedicados à classe contábil.