Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Comissão explica porque suspendeu a 15ª Convenção dos Contabilistas do Paraná.

Embora estivesse tudo certo, a 15ª Convenção dos Contabilistas do Paraná, que seria realizada de 23 a 25 de setembro, em Cascavel, foi suspensa, no dia 13 de agosto, por precaução em relação à gripe A, sendo transferida para maio de 2010. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, agora já existe um indicativo de estabilização dos casos graves de doenças respiratórias, o que inclui a gripe A, mas ainda não se pode afirmar que haverá uma queda contínua nos números. As mortes confirmadas, por exemplo, voltaram a subir no Estado. O Paraná registrou até o dia 19 de agosto 119 mortes pela gripe A e continua sendo o estado com maior taxa de mortalidade da doença: 1,12 mortes por 100 mil habitantes. O Rio Grande do Sul, com 84 mortes, tem taxa de 0,77 e São Paulo, com 151 mortes, de 0,36.

?O quadro, portanto, ainda é preocupante?, assinala o presidente do CRCPR, Paulo Caetano; e foi isso que levou a Comissão Organizadora da Convenção a avaliar a conveniência de manter ou não o evento. ?Muitas pessoas ainda estão preocupadas com a doença e como o objetivo é reunir o maior número de contabilistas na convenção e com segurança, fomos obrigados a adiá-la?, justifica Lucélia Lecheta, coordenadora de divulgação. ?Para nós da Comissão Organizadora não deixa de ser um tanto quanto frustrante. Porém, a decisão foi acertada e absolutamente ninguém se manifestou contra?, argumenta Gerson Luiz Borges de Macedo, coordenador de finanças.

Fato que pesou bastante na decisão, na avaliação do coordenador geral do evento, Paulo Cezar da Silva, que mora em Cascavel, é que ?a cidade foi muito prejudicada pela nova gripe. Foi destaque inclusive na imprensa nacional, o que fez com que as inscrições caíssem pela metade nas últimas duas semanas?. Segundo Lucélia, ?as autoridades locais não estão autorizando eventos onde haja aglomerações de pessoas e não podíamos correr o risco de cancelar o evento em cima da hora porque, digamos, o Centro de Convenções não poderia ser utilizado?. A partida entre o Coritiba e o Santos, por exemplo, quase não foi realizada no dia 5 de agosto, tendo ido parar na Justiça. A juíza Giani Marla Moreschi, da 1ª Vara Cível de Cascavel, indeferiu o pedido do procurador Ângelo Mazzuchi, que tentou adiar o jogo. A justificativa do procurador era o risco de reunir muitas pessoas de outra cidade em um só lugar devido à possibilidade de contágio. O jogo acabou saindo, mas com a torcida sendo obrigada a usar máscara. A convenção ficou para maio do ano que vem.

Entende Paulo Cezar que a escolha da nova data ? maio de 2010 - é estratégica, tendo em vista que no início do ano os contabilistas fecham balanços, e principalmente porque abril é quando há a entrega do IRPF. ?Teremos mais tempo para fazer ajustes e trazer nomes de maior expressão ainda, como o professor Lopes de Sá que não tinha agenda para o evento em setembro. Ele é uma figura muito respeitada no meio contábil e faremos o possível para trazê-lo à convenção em maio?. Concordam com ele o professor Luiz Carlos de Souza, coordenador dos fóruns: ?cria-se a oportunidade de aprimorarmos ainda mais em um tipo de encontro em que a meta é a excelência?.

Quem já tinha efetuado a inscrição pode mantê-la ou solicitar o ressarcimento do valor pelo e-mail convenção@crcpr.org.br, informando os dados bancários. Quaisquer dúvidas, ligar para o CRCPR (41) 3360-4700 ou com o Sindicato dos Contabilistas de Cascavel - Sincovel (45) 3223-8115.

Situação da gripe A no mundo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que o número de pessoas infectadas pela gripe suína no mundo chegou a 182.166. Desse total, 1.799 pes­soas morreram. O último balanço da organização mostra que foram confirmadas 337 novas mortes em uma semana. No entanto, a OMS lembrou que a quantidade de pessoas infectadas pelo vírus da doença é apenas uma representação da realidade, já que os países não são mais obrigados a comunicar cada caso. Isso porque a maioria deles é de leve intensidade, e não são realizadas análises em laboratórios para confirmar a existência do vírus.

Segundo os dados divulgados dia 19, a região mais afetada pela gripe suína continua sendo a América, com 105.782 casos e 1.579 mortes. Em seguida vem a Europa, com ?mais de 32 mil casos??. No continente, 53 pessoas morreram por causa da doença. A região do Pacífico Ocidental já registrou 27.111 casos e 50 mortes. O Sudeste Asiático tem 13.172 casos e 106 mortes. Por último, aparece a África, com 1.469 casos