No mês em que se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue, batizado de Junho Vermelho, a Comissão Estadual do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) está divulgando nas redes sociais e boletins informativos uma campanha de estímulo à doação. Nos últimos anos, com a recomendação de isolamento social para a prevenção contra COVID-19, os bancos de sangue do estado tem enfrentado problemas de abastecimento. Além disto, nessa época, devido ao frio, com o aumento de incidência das doenças respiratórias e férias escolares, é comum haver baixa nos números de doações.
"Na época do inverno, a queda das doações se acentua, razão pela qual é fundamental que realizemos campanhas como essa para conscientizar as pessoas de que cada doação pode ajudar a salvar até quatro vidas. Precisamos continuar contribuindo”, explicou Francisco Savi, coordenador da Comissão do PVCC no Paraná. A ação conta com diversas artes divulgadas durante o mês e uma específica para o dia 14 de junho, Dia Mundial do Doador de Sangue, postada ontem.
Dia Mundial do Doador de Sangue
A data, 14 de junho, foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014, para homenagear o nascimento do imunologista austríaco Karl Landsteiner, que descobriu o Fator RH ( + ou - ) e identificou as diferenças entre os tipos sanguíneos (A, B AB e O). Homenageia também os voluntários que ajudam a salvar vidas por meio da doação de sangue.
Para evitar aglomerações e filas, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) trabalha com um sistema online de agendamento para doação de sangue “O sistema é rápido, fácil e foi uma alternativa diante da crise sanitária”, afirmou Liana Andrade Labres de Souza, diretora da rede Hemepar.
Para doar é preciso:
Fonte: Agência de Notícias do Estado do Paraná e Hemepar
Reprodução permitida, desde que citada a fonte.