Comissão do Profissional Contábil da Área Cooperativista reúne-se na sede da Ocepar

Criada no dia 17 de junho de 2016, a Comissão do Profissional Contábil da Área Cooperativista do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), que tem como objetivos principais a divulgação dos princípios do cooperativismo e a realização de estudos, eventos, acompanhamentos e divulgações acerca das novidades advindas da atuação contábil nesse segmento, incluindo aspectos tributários e societários, reuniu-se na manhã desta terça-feira (26) na sede da Organização das Cooperativas do Paraná (OCEPAR).

A partir da esquerda: Leandro Roberto Macioski, coordenador técnico da Gerência de Desenvolvimento Humano (Ocepar), Maria Emilia Pereira Lima, gerente de Desenvolvimento Humano (Ocepar), Humberto Cesar Bridi, coordenador de Desenvolvimento Humano (Sescoop/PR), Claudiomiro Rodrigues, coordenador Administrativo e Financeiro (Ocepar), José Ronkoski, coordenador Administrativo e Financeiro (Sescoop/PR), Leonardo Boesche, superintendente (Sescoop/PR), Marcos Rigoni, presidente (CRCPR), Gerson Borges de Macedo, diretor superintendente (CRCPR), Laudelino Jochem, vice-presidente de Administração e Finanças (CRCPR) e Devair Antonio Mem, analista econômico e financeiro (Sescoop/PR).

O CRCPR foi representado pelo presidente Marcos Rigoni, o vice-presidente de Administração e Finanças, Laudelino Jochem, e pelo diretor superintendente, Gerson Borges de Macedo. Durante o encontro, conduzido pelo superintendente do Sescoop/PR – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo –, Leonardo Boesche, as entidades elencaram importantes áreas de atuação conjunta, como a Educação Profissional Continuada e a discussão de normas da contabilidade aplicadas às cooperativas.

Marcos Rigoni contou que ao iniciar sua gestão à frente do CRCPR, identificou alguns segmentos da profissão contábil que necessitam de atenção direcionada, como a área de perícias contábeis e a de cooperativismo, com peculiaridades em relação à contabilidade empresarial e à contabilidade pública. “Tal percepção nos motivou a criar comissões específicas para esses segmentos, para que possamos interagir com os profissionais que neles atuam, entender seu funcionamento, identificar necessidades e trabalhar em conjunto”, disse.

Laudelino Jochem, vice-presidente do CRCPR, que conhece bem o segmento, sendo autor do livro "Cooperativismo – uma abordagem histórico-filosófica",

afirmou que “há profissionais contábeis de muita qualidade nas cooperativas, com quem temos muito a aprender”.

Segundo Leonardo Boesche, os contabilistas estão entre as cinco categorias profissionais mais numerosas no universo das cooperativas, onde ocupam postos chaves em um segmento que movimenta 20% da economia paranaense, sendo um dos que mais cresce no país, na contramão da crise. “Nosso plano estratégico tem como meta dobrar o faturamento – de 50 para 100 bilhões de reais –, e nossas projeções indicam que isto pode acontecer entre 2019 e 2022, mas para que esse crescimento aconteça de maneira sustentável, entendemos ser fundamental continuar investindo em capacitação. Observamos que a partir do momento em que começamos a focar na profissionalização dos cooperados, o faturamento do nosso segmento vem crescendo de maneira acelerada, ainda que contemos com praticamente a mesma estrutura – armazéns, estradas, pessoal – nas últimas duas décadas”.

A Educação Profissional Continuada (EPC) foi um dos pontos de destaque na reunião, já que a partir deste ano, os responsáveis técnicos por demonstrações contábeis das cooperativas de crédito devem cumprir a pontuação, conforme determina a Norma Brasileira de Contabilidade NBC PG 12 (R1), editada pelo CFC em 2015. Outro assunto abordado foi o alinhamento da contabilidade das cooperativas brasileiras às normas internacionais.

A Comissão do Profissional Contábil da Área Cooperativista é composta pelos conselheiros do CRCPR Laudelino Jochem (coordenador) e Juarez Paim da Silveira, e pelos profissionais indicados pelo Sistema OCEPAR, José Ronkoski, Devair Antonio Mem e Claudiomiro Rodrigues.