Conforme anunciado em encontro realizado na sede do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) no último dia 26 de julho, a Comissão do Profissional Contábil da Área Cooperativista acaba de lançar seu segundo e-book, intitulado Tratamento Contábil das Operações de Remessa de Produção do Cooperado para a Cooperativa. O volume aborda os efeitos da publicação do Ajuste SINIEF nº 18 de 29/09/2017 (D.O.U de 05/10/2017) pelo Conselho Nacional de Política Fazendária - CONFAZ, que alterou o Convênio s/nº de 1970, inserindo novos códigos fiscais de operações e prestações (CFOP’s), para atender um antigo pleito das sociedades cooperativas, cujo objetivo é o de alinhar e resguardar o “ato cooperativo” conforme estabelece o art. 79 da lei 5.764/1971. Trata também do novo ponto de vista conferido pela publicação da Interpretação Técnica Geral (ITG 2004) – Entidade Cooperativa, pelo Conselho Federal de Contabilidade em 24 de novembro de 2017, sobre operações específicas entre as sociedades cooperativas agropecuárias e seus produtores associados.

O texto foi produzido a partir de discussões, revisão e interpretação de literatura pelos membros da comissão  contadores Alcemar Candioto, Alcir Sebastião Ribeiro, Claudiomiro Rodrigues, Devair Antônio Mem e José Ronkoski , que é coordenada pelo vice-presidente de Administração e Finanças do CRCPR, professor Laudelino Jochem.

“Além de revisar a legisllação e a bibiligrafia, a publicação contém a análise de um caso empírico e de situações que podem acontecer no dia a dia, para ilustrar e facilitar ao leitor a transposição para a realidade da cooperativa em que atua”, explica Jochem.

Clique aqui para baixar gratuitamente o e-book

Capa 2º e-book.png

Clique aqui para fazer o download gratuito do 1º e-book.

Sobre a comissão

Instituída em meados de 2016, a Comissão do Profissional Contábil da Área Cooperativista do CRCPR foi criada para debater questões relativas à convergência das regras do setor cooperativista às normas internacionais de contabilidade, bem como aspectos contábeis e tributários nacionais que afetam a atividade.

Em 2017, a comissão obteve uma grande conquista, com a transformação integral do texto da minuta da interpretação técnica que trata de aspectos contábeis específicos paras as sociedades cooperativas, apresentada pelo grupo ao Conselho Federal de Contabilidade (CFC) ainda em 2016, na InterpretaçãoTécnica Geral (ITG) 2004, possibilitando o registro das cotas-partes como patrimônio líquido nos balanços das cooperativas. Segundo Jochem, “a transformação da nossa proposta em Interpretação Técnica Geral nos credenciou não apenas para propor outras contribuições visando o aperfeiçoamento das normas contábeis que regem o setor cooperativista, mas também produzir materiais como este e-book, abordando necessidades específicas de atualização profissional dos contadores que atuam neste segmento”. Além de produzir outras publicações, está nos planos da comissão realizar eventos de atualização profissional específico para o setor.

Saiba mais:

Comissão anuncia data do II Fórum dos Profissionais Contábeis da Área Cooperativista e prepara lançamento de novo e-book

Comissão das cooperativas amplia representação com dois novos membros

Plenário do CFC aprova a norma ITG 2004 – Entidade Cooperativa

Classificação das cotas-partes das cooperativas é definida como patrimônio líquido

Comissão debate normas que afetam a contabilidade das cooperativas

CRCPR leva à Câmara Técnica do CFC discussão sobre aplicação de norma das sociedades cooperativas

Grupo do CFC discute classificação de cotas-partes das sociedades cooperativas