Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Jaime Cardozo.jpgDesde o início do mês de agosto, a Comissão do Empresário Contábil Paranaense do CRCPR passou a ser coordenada pelo contador Jaime Júnior Silva Cardozo, de Londrina. Integrante do grupo desde a sua constituição, em janeiro de 2018, ele assume a tarefa com a missão de intensificar a atuação do CRCPR junto ao empresário contábil do interior, já com uma intensa programação de eventos: até o fim do ano, serão realizados três eventos, em Londrina (26/9), Cascavel (29/10), e Ponta Grossa (novembro, data a ser definida), nos moldes dos que foram realizados no ano passado.

PLENARIA 24-05 (28).JPG"O Jaime tem contribuído bastante na comissão e tenho certeza de que, com sua ampla experiência como empresário contábil, especialista em auditoria e controladoria, e como militante e dirigente de entidades sindicais, com passagem pela presidência do Sescap de Londrina, ele tem toda a competência para continuidade ao trabalho em prol dos empresários contábeis do nosso estado que a gente tem feito ao longo desse um ano e meio" afirma o vice-presidente de Administração e Finanças do CRCPR, Laudelino Jochem, que está passando o bastão da coordenação da comissão para Jaime Cardozo.

Ao falar sobre os desafios que tem pela frente, o novo coordenador conta que nesses eventos o CRCPR tem como parceiros o Sescap-LDR, Sescap-PR e Sescap Campos Gerais, em suas respectivas bases de atuação. "Estamos buscando palestrantes que agreguem conhecimentos para atender às necessidades específicas de gestores de organizações contábeis", comenta, ao informar que alguns nomes já estão confirmados, como Alexandre Saramelli, consultor contábil e professor universitário de ensino à distância, grande entusiasta do uso tecnologia da informação e ambientes altamente informatizados, que vem atuando intensamente junto a diversas esferas do governo pela simplificação do eSocial; e Marcelo Lombardo, fundador e CEO da Omiexperience, uma das principais fornecedoras de sistemas de gestão empresarial online para pequenas e médias empresas do país. O primeiro fará uma palestra no evento de Londrina e o segundo em Cascavel. "Ainda nesta semana deveremos ter a confirmação de outros nomes de peso para compor a programação dos eventos. Os temas abordados serão as atuais demandas do governo em relação às empresas contábeis, como a complexidade do eSocial e obrigações do Sped, as perspectivas do mercado contábil e da profissão e os impactos da tecnologia no desempenho das empresas contábeis e na qualidade dos serviços ofertados aos clientes", antecipa.

Reunião Comissão Empresário 20-3-19 (6).JPGO advogado e contador Michel Melhem, que integra a comissão desde o início das atividades, destaca que o propósito do grupo de trabalho é promover oportunidades para os empresários discutirem questões mais voltadas para a gestão das organizações contábeis, que têm seus próprios desafios e estão vivenciando mudanças bastante intensas nos últimos anos, promovendo eventos e discussões que fujam um pouco dos treinamentos técnicos que as entidades contábeis oferecem regularmente. "Nosso principal desafio é trazer conteúdos de interesse do empresário, em uma linguagem que faça sentido para esse gestor de prestadoras de serviços contábeis. Buscamos oferecer tópicos que vão além da área técnica", explica, ao dizer que o gestor precisa de informações que não estão ligadas apenas às rotinas contábeis e de obrigações tributárias e fiscais. "Também buscamos abordar temas que atendam tanto aos grandes e médios empresários quanto àqueles que estão iniciando, ou que eventualmente ainda não tenham tido a oportunidade de pensar em estratégia e posicionamento de mercado e quais os rumos dessa profissão, que vem passando grandes transformações, fortemente impactada pela tecnologia", acrescenta. Melhem ressalta que a comissão é bastante unida e tem visões muito próximas em relação aos anseios dos empresários. "Minha expectativa em relação a essa mudança na coordenação é que o ritmo de trabalho continue intenso. Só no ano passado foram realizados três eventos e para este ano pretendemos prosseguir dessa forma." 

Cardozo salienta que as "dores" do empresário contábil são muitas, mas que hoje um dos maiores problemas da classe é conseguir mão-de-obra qualificada para trabalhar com as novas tecnologias que o mercado oferece. "As faculdades preparam os alunos prestarem assessoria contábil e de gestão aos clientes, mas a prática dentro de uma empresa contábil acaba sendo totalmente diferente, pois os governos sobrecarregam o contador com atribuições e obrigações que nada têm a ver com normas contábeis e produção de informações gerenciais. Assim, o empresário ainda tem que arcar com o custo de formar os novos profissionais praticamente do zero, mais para atender às demandas do governo do que para prestar serviços contábeis que realmente agreguem valor ao negócio do cliente", pondera. 

Sobre outro importante foco de atenção da comissão - os impactos da tecnologia sobre a gestão de negócios contábeis -, Melhem acrescenta que o grupo procura trazer aos empresários do Paraná experiências de outros setores já impactados pela tecnologia, verificando de que forma se adaptaram e se posicionaram, seja quanto ao seu planejamento estratégico, quanto ao seu posicionamento ante os órgãos governamentais, ou quanto à automatização em si, como no que se refere ao próprio funcionamento e organização da sociedade. "Em resumo, estamos trabalhando para fazer com que o CRCPR seja um dos "portais" que possibilitem aos empresários ter uma visão mais clara quanto a essas questões e a que possam recorrer como fonte primária de acesso a essas novas tendências", finaliza. 

Sobre a Comissão do Empresário Contábil Paranaense

O grupo de trabalho foi criado pelo presidente do CRCPR, Marcos Rigoni, em janeiro de 2018, com o objetivo de promover a interação e a busca do aprimoramento da atuação empresária do profissional contábil no estado. Integram a comissão o vice-presidente do CRCPR, Laudelino Jochem, os representantes do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (Sescap-PR), Rita de Cássia Dias Gomes (Campos Gerais) e Jaime Junior Silva Cardozo (Londrina), o empresário contábil Mauro Cesar Kalinke e  o contador e advogado Michel Melhem.

Primeira reunião de trabalho da comissão, em 25 de janeiro de 2018. A partir da esquerda: Mauro Kalinke, Jaime Cardozo, Michel Melhem, Rita Gomes e Laudelino Jochem