Comissão do CRCPR vai incentivar o avanço da contabilidade pública.
Tomou posse, dia 27 de novembro, no Conselho Regional de Contabilidade do Paraná a Comissão de Contabilidade Pública, coordenada pelo conselheiro do CRCPR Maurício Gilberto Cândido, realizando também a sua primeira reunião de trabalho. Entre as principais metas destaca-se o compromisso de fomentar ações para desenvolver e valorizar a contabilidade pública no estado.
Integram a comissão profissionais da contabilidade já envolvidos com a área, a exemplo de Márcio José Assumpção e Mauro Munhoz, que fazem parte do corpo técnico do Tribunal de Contas do Estado; e também Antônio de Oliveira - representando a capital. Outros membros, igualmente ligados ao setor público, são: Hélio Pereira dos Santos, de Paranavaí; Décio Vicente Galdino Cardin e Marcos Antônio Rocco, de Maringá; Maria Aparecida da Silva Cambiriba, de São João do Caiuá; Gilvane de Almeida Braga de Janiópolis e Claudinei Pereira da Silva da cidade de Lobato.
A iniciativa tem origem na filosofia de educação continuada, implantada pelo sistema CFC/CRC?s, que já vem realizando, há anos, ações voltados ao aprimoramento da contabilidade pública. ?Essa comissão irá estreitar o relacionamento dos contabilistas com os entes públicos?, esclareceu o conselheiro e coordenador da comissão Maurício Cândido. Segundo ele, a comissão vai trabalhar na divulgação das leis, normas e procedimentos vigentes no setor, com ênfase na orientação à realização do Plano Plurianual pelos municípios; vai promover fóruns e incentivar as universidades a incluir o tema em suas programações de semanas acadêmicas; e por fim contribuir para que o contador público seja mais valorizado, estudando, por exemplo, formas de destacar o profissional cujas contas são aprovadas no Tribunal de Contas.
A propósito, o CRCPR mantém em seu site o Portal do Contador Público ? um canal para captar sugestões e facilitar a divulgação e a troca de informações.