Acaba de sair do forno o primeiro e-book da Comissão do Profissional Contábil da Área Cooperativista do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), intitulado “Tratamento Contábil e Tributário de Subvenções e Assistências Governamentais às Entidades Cooperativas”. A obra é resultado de discussões e análises produzidas pelos membros da comissão, os contadores Alcemar Candioto, Alcir Sebastião Ribeiro, Claudiomiro Rodrigues, Devair Antônio Mem e José Ronkoski, sob a coordenação do vice-presidente de Administração e Finanças do CRCPR, professor Laudelino Jochem.

“A publicação tem o objetivo de dar subsídios aos profissionaiscontábeis que atuam junto às entidades cooperativas para a correta classificaçãoe contabilização dos benefícios econômicos futuros resultantes de subvenções e assistências governamentais, tanto nos aspectos contábeis como tributários”, explica Jochem. “Incluímos exemplos práticos com caráter ilustrativo, para um melhor entendimento de casos específicos, detalhando passo a passo o registro contábil e a questão da tributação”, prossegue.

“Estamos falando de um setor que, segundo a Organização das Cooperativas Brasileiras, gera mais de 376 mil empregos diretos, abrange 13 segmentos da economia, conta com mais de 13 milhões de cooperados e movimenta mais de cinco bilhões de dólares em exportações. Trata-se de um universo de mais de 6.600 cooperativas, cujos profissionais contábeis precisam ter acesso a informação de qualidade, para que essas organizações continuem crescendo, gerando empregos e contribuindo para o desenvolvimento do nosso País. A publicação desse e-book pela Comissão do Profissional Contábil da Área Cooperativista é mais um importante passo nesse sentido”, comemora o presidente do CRCPR, Marcos Rigoni.

Clique aqui para baixar gratuitamente o e-book

Capa ebook cooperativas.JPG

Sobre a comissão

Instituída em meados de 2016, a Comissão do Profissional Contábil da Área Cooperativista do CRCPR foi criada para debater questões relativas à convergência das regras do setor cooperativista às normas internacionais de contabilidade, bem como aspectos contábeis e tributários nacionais que afetam a atividade.

Em 2017, a comissão obteve uma grande conquista, com a transformação integral do texto da minuta da interpretação técnica que trata de aspectos contábeis específicos paras as sociedades cooperativas, apresentada pelo grupo ao Conselho Federal de Contabilidade (CFC) ainda em 2016, na InterpretaçãoTécnica Geral (ITG) 2004, possibilitando o registro das cotas-partes como patrimônio líquido nos balanços das cooperativas. Segundo Jochem, “a transformação da nossa proposta em Interpretação Técnica Geral nos credenciou não apenas para propor outras contribuições visando o aperfeiçoamento das normas contábeis que regem o setor cooperativista, mas também produzir materiais como este e-book, abordando necessidades específicas de atualização profissional dos contadores que atuam neste segmento”. Além de produzir outras publicações, está nos planos da comissão realizar eventos de atualização profissional específico para o setor.

Saiba mais:

Comissão das cooperativas amplia representação com dois novos membros

Plenário do CFC aprova a norma ITG 2004 – Entidade Cooperativa

Classificação das cotas-partes das cooperativas é definida como patrimônio líquido

Comissão debate normas que afetam a contabilidade das cooperativas

CRCPR leva à Câmara Técnica do CFC discussão sobre aplicação de norma das sociedades cooperativas

Grupo do CFC discute classificação de cotas-partes das sociedades cooperativas