Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Comissão do Contador Público faz balanço de atividades

A Comissão do Contador Público do CRCPR reuniu-se, na última quarta-feira, no CRCPR, para fazer um balanço das atividades e planejar novas ações. O coordenador, Márcio José Assumpção, comentou sobre o fórum do contador público realizado durante a 16ª Convenção – na sua opinião, o fórum atendeu plenamente a expectativa de quem esteve presente. As explanações e debates foram bastante proveitosos para profissionais do setor. Foram realizadas duas palestras. João Eudes Bezerra Filho falou sobre “Custos no setor público – instrumento de transparência e controle social” e Leonardo Silveira do Nascimento falou sobre os “Desafios na implantação da nova contabilidade pública por parte dos entes federados”.

Outro assunto da pauta – cadastramento de profissionais – mereceu várias observações, já que somente 364 profissionais se identificaram até o momento, sendo o número em todo o estado deve passar de mil. “É importante que todos se cadastrem”, reforça Márcio. A intenção, com esse cadastro, é criar uma identidade e dar visibilidade aos contabilistas que atuam em órgãos públicos no estado. É decisivo ainda para a realização de programas de atualização e ações de valorização do segmento, acrescenta Márcio.









imagem






Informa o coordenador que no segundo semestre será realizado um grande evento sobre as mudanças na contabilidade pública enfocando o controle interno, custos e patrimônio. Está em vigor o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), que uniformiza a prestação de contas de todos os entes públicos. O PCASP tem o objetivo de consolidar as contas públicas e também padroniza a contabilidade pública nacional com o que é praticado internacionalmente.