Comissão discute obrigatoriedade de auditoria independente para empresas de grande porte e educação continuada

A necessidade de alinhamento de procedimentos quanto a diversos aspectos da profissão do auditor independente face às exigências de atuação no mercado de trabalho dominou as discussões da Comissão dos Profissionais de Auditoria do CRCPR, em

Everson Breda Carlin, presidente da comissão.

reunião realizada na última sexta-feira, 26 de agosto, na sede a autarquia. Sob a coordenação do presidente da comissão, Everson Breda Carlin, seus integrantes Jucimar Nunes e Carlos Alberto Cardoso receberam o coordenador da Câmara de Desenvolvimento Profissional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Nelson Zafra.

Um dos principais pontos discutidos foi a obrigatoriedade de auditoria para empresas de grande porte. “A Lei 11.638/07 não prevê penalidades para as empresas que não cumprem a obrigatoriedade de auditoria independente, tornando-a pouco efetiva”, disse Carlin.

Nelson Zafra, coordenador da Câmara de Desenvolvimento Profissional do (CFC).

Educação Profissional Continuada

Para os membros da comissão, um dos grandes desafios da profissão de auditor independente é o cumprimento anual da pontuação obrigatória (40 pontos), devido à baixa oferta de cursos de capacitação homologados pelo Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC). Além de criar mais cursos e ampliar a variedade de temas, que atendam demandas profissionais específicas e ao mesmo tempo possibilitem o cumprimento da pontuação obrigatória, a comissão propôs ao CFC a revisão do processo exclusão de auditores do Cadastro nacional dos Auditores Independentes (CNAI) por falta de comprovação de número de pontos, ampliando-se a possibilidade de defesa antes do prazo final para comprovação, bem como dos procedimentos de revisão dos pares – peer review – dos trabalhos apresentados para fins de pontuação no PEPC.

“Entre os grandes desafios da nossa área, a discussão destes pontos é de extrema importância para que possamos ampliar a nossa atuação no mercado, aumentando a qualidade e a confiabilidade dos nossos serviços”, disse Carlin.