Durante junho, mês em que se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue, a Comissão CRCPR Voluntário está realizando uma campanha de divulgação nas redes sociais e boletins para estimular a doação. A doação de sangue é um ato de solidariedade que salva muitas vidas, visto que sua disponibilidade é essencial em situações como anemias crônicas, cirurgias, hemorragias, complicações de doenças, tratamento de câncer e mais.
Onde doar?
Para doar sangue, procure um banco de sangue na sua cidade e agende sua doação!
Locais em Curitiba:
HEMEPAR CURITIBA
COMPLEXO HOSPITAL DE CLÍNICAS UFPR
HEMOBANCO CURITIBA:
HOSPITAL ERASTO GAERTNER
Será que eu posso doar sangue?
Para ser um doador de sangue, você deve atender os critérios a seguir:
Não podem doar sangue, quem é diabético; quem tem ou teve um teste positivo para HIV; teve hepatite após os 11 anos; teve algum tipo de câncer, incluindo leucemia; tem problemas graves no pulmão, coração, rins ou fígado; ou foi submetido a transplante de órgãos, ou de medula.
Algumas situações impedem a doação de sangue por tempo determinado como vacinação; sintomas de gripe ou resfriado; tratamento odontológico; cirurgias; uso de antibióticos; dengue; febre amarela; malária; parto normal; brinco, piercing, tatuagem, maquiagem definitiva ou micro pigmentação; transfusão de sangue.
Com informações do Secretaria da Saúde do Paraná, Ministério da Saúde, Paraná RPC e Jornal Plural.
Reprodução permitida desde que citada a fonte.